3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Curiosidades de O Cálice de Fogo

Robert Pattinson recebe orientações de Newell
- Alfonso Cuarón recebeu o convite para dirigir este longa, mas recusou, porque ainda estaria trabalhando na pós-produção de O prisioneiro de Azkaban, quando a produção fosse iniciada.

- A direção ficou a cargo do britânico Mike Newell, que desistiu de O jardineiro fiel (dirigido por Fernando Meirelles), para dirigir este longa.

- Corajoso, Newell decidiu contra a opinião do estúdio e determinou que não era necessário dividir o livro em dois longas. 

- É o primeiro longa sem aparição dos Dursleys, que foram excluídos para abrir espaço para a trama principal. O primeiro também a não iniciar com Harry: a primeira cena é com Voldermort. E o único em que Julie Walters, a Sra. Weasley, não aparece.

- Cálice de Fogo foi o primeiro filme sem John Williams na trilha sonora, por problemas de calendário. O compositor estava comprometido com Memórias de uma gueixa. Patrick Doyle o substituiu. Entretanto, o tema "Hedwig", composto por Williams, ainda aparece.

- Três faixas da trilha são tocadas pela banda As Esquisitonas (Weird Sisters), que aparece na cena do Baile de Inverno. A banda é composta por músicos do Radiohead, Pulp, All Seeing I e of Add N to (X). Mas, inicialmente a banda Franz Ferdinand fora convidada, por seus integrantes serem fãs da série.

- A sequência da primeira tarefa possui mais de 140 efeitos especiais. Foi construído um dragão em tamanho real para o Torneio Tribruxo.


- Novas réplicas em tamanho natural dos atores, assim como as de A Câmara Secreta, foram feitas para a sequência de resgate no lago.

- É o único filme em que ouvimos o hino de Hogwarts. Hermione, Ron e Hagrid o cantarolam logo após a segunda tarefa do torneio.

- Para a tarefa no lago, foi construído um set debaixo d'água, em um tanque com capacidade para 500 mil litros. Daniel Radcliffe passou mais de 40 horas no tanque para as filmagens.

Cartão de Natal da produção de HP 4
- Antes de a terceira tarefa começar, as alunas da Beauxbatons na plateia estão dançando a Macarena.

- Animar os corredores do labirinto foi uma sacada baseada numa ideia abandonada em O iluminado, de Stanley Kubrick.

- Stanislav Ianevski, que interpreta Vitor Krum, tem apenas duas falas no longa, com um total de 20 palavras. 

- Os estudantes ensaiaram por três semanas para a valsa no Baile de Inverno. De propósito, Radcliffe (que estava ocupado com outras sequências), teve apenas quatro dias de ensaio. Assim, com certeza dançaria mal como Harry.

- O designer de figurino Jany Temime considerou o vestido de Hermione para o Baile de Inverno como o mais importante da produção. O modelo mudou diversas vezes antes de ficarem satisfeitos. Já Emma Watson se certificou de usá-lo apenas pelo tempo necessário, pois tinha medo de rasgá-lo.

- Três mil garotas fizeram o teste para interpretar Cho Chang (Katie Leung).

- Rosamund Pike foi a primeira escolha para o papel de Rita Skeeter, mas desistiu.

- O nariz de Ralph Fiennes foi removido digitalmente na pós-produção, assim como seus olhos foram transformados em cobra. Voldermort não deveria parecer tão assustador durante as gravações...
Ralph Fiennes e Lord Voldermort
- Parvati (Shefali Chowdhury) e Padma Patil (Afshan Azad), originalmente eram gêmeas idênticas que foram sorteadas para casas diferente pelo chapéu. No longa, elas não são idênticas, e ambas pertencem a Grifinória.

- No filme, Beauxbatons é uma escola feminina e Durmstrang, masculina. No livro, ambas são mistas.

- A manchete de jornal Harry Potter and the Triwizard Tournament (Harry Potter e o Torneio Tribruxo) fora um dos possíveis títulos do livro.

Prêmios

BAFTA 
  • Melhor Desenho de Produção
Indicado nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais.

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Direção de Arte.

Recebeu três indicações ao MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Herói (Daniel Radcliffe), Melhor Vilão (Ralph Fiennes) e Melhor Equipe (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint).

0 comentários: