3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Curiosidades de A Ordem da Fênix

Evanna Lynch, Daniel Radcliffe e David Yates
- O orçamento foi de US$ 150 milhões.

- Foi o primeiro dos longas com versão para IMAX, e teve a maior abertura do formato na época $1,9 milhões.

- Apesar de ser baseado no livro mais longo da série, o filme é o mais curto da fraquia.

- É o unico filme de Harry Potter que não foi roteirizado por Steve Kloves.

- Primeiro filme de David Yates na franquia. O diretor ficou a cargo deste e dos três seguintes.

- Foi o último filme de Timothy Bateson (voz de Monstro).

- Evanna Lynch, a Luna, foi escolhida entre 15 mil candidatas. 

Belatrix e Narcisa
- Helen McCrory foi escolhida para interpretar a personagem Bellatrix Lestrange, mas teve que desistir do papel por ter engravidado. O papel da bruxa insana foi para Helena Bohan Carter (felizmente!), e McCrory retornou no filme seguinte dando vida à irmã de Bellatrix e mãe de Draco, Narcisa.

- Os produtores planejavam eliminar o personagem  Monstro até J.K. Rowling dizer a eles que o corte os prejudicaria adaptando o sétimo livro.

- Os olhos de Daniel Radcliffe foram alterados digitalmente em todas as cenas em que Harry é possuído, porque o ator não aguenta lentes de contato.

- O último livro da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", foi lançado uma semana após o lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix nos cinemas.

- O Departamento de Mistérios foi o primeiro cenário da série completamente produzido digitalmente. Seria muito caro criar a sala com aproximadamente 15 mil bolas de cristal. Assim como demoraria muito para rearrumá-lo entre uma tomada e outra.

Essa não, Voldemort roubou todas as profecia. E as estantes também!
- Na cena do café da manhã no grande salão, é possivel ver caixas de cereal com os nomes Cheeri-Owls e Pixie-Puffs. Suas cores são similares às marcas reais Cheerios e Sugar Puffs.

- O título falso usado para afastar os paparazzi durante a produção era 'Tip-Top'. Já as cópias entregues nos cinemas tinha o nome de "The Raven".

- Umbridge, vc compra na mesma loja da Ilka Tibirisá?
- O tapete do escritório da professora Dolores Umbridge custou 50 mil libras esterlinas. Uma sessão de gravaçãoes de 24 horas foi realizada para fotografar e filmar os gatinhos para uso nos pratos que decoram sua sala. 

- Imelda Staunton era a primeira e única escolha da produção para viver Umbrige. A atriz e o figurinista Jany Temime tiveram juntos a ideia de o visual de Umbrige ficar mais saturado com o decorrer do filme. 

- O retrato na sala de Dumbledore de um bruxo chamado Phineas é a pintura de Phineas Nigellus Black tataravô de Sirius Black, Bellatrix Lestrange, Narcisa Malfoy, Draco Malfoy e Nymphadora Tonks.

- J.K. Rowling forneceu mais de 70 nomes da família Black e o grau de parentesco entre eles para a tapeçaria no Largo Grimauld.

- O cenário mais caro foi o corredor de 200 pés de comprimento do Ministério da Magia.

- Pessoal esse cenário é muito caro, e vamos precisar dele depois. Não quebrem nada!
-O bartender do Cabeça de Javali, onde a AD se encontra pela primeira vez, é interpretado por Jim McManus. O personagem, que na verdade é o irmão de Dumbledore, reaparece apenas no último filme da franquia, dessa vez interpretado por Ciarán Hinds.

- Os brincos de rabanete da Luna foram feitos por Evanna Lynch. Segundo a esquipe de produção, nenhum dos projetos dos designers ficou tão autêntico quanto o da atriz.


- A cena em que o trio discute o beijo entre Cho e Harry termina em gargalhadas. As risadas não estavam no roteiro: ao fim da cena, os atores começaram a rir de verdade e o diretor manteve a câmera ligada, pois achou que funcionava bem para a cena.

- As salas da animação Happy Feet, o pinguim ficaram cheias de fãs de Harry Potter, que foram ao cinema apenas para ver o primeiro trailer do filme.

- Inicialmente Kenneth Branagh retornaria neste filme. Harry encontraria Prof. Gilderoy Lockhart na ala psiquiátrica do hospital, ao visitar o Sr. Weasley, e os pais de Neville também apareceriam na cena. Por motivos orçamentários, a cena foi cortada. Criar cenário do hospital encareceria ainda mais a produção.

Armada de Dumbledore
- Daniel Radcliffe teve a ideia de homenagear o professor que Harry mais aprecia. Durante as lições da Armada de Dumblerore, ele usa figurinos parecidos com as roupas usadas pelo professor Lupin em O prisioneiro de Azkaban. O diretor gostou da sugestão, de modo que se tornou a base para o seu olhar durante as cenas.

- O garotinho Nigel existe apenas no filme. Ele parece ser uma combinação dos irmãos Colin Creevey e Dennis Creevey.

- As assinaturas de Harry, Ron e Hermione, na lista da Armada de Dumblerore são idênticas às assinaturas vistas na versão americana e brasileira dos livros.

- Já que Olho-Tonto (Brendan Gleeson) tem uma perna mecânica, sua vassoura foi adaptada, para que ele possa estabilizá-la com as mãos ao invés das pernas.

Nymphadora Tonks
- Decidiram deixar o cabelo de Tonks roxo em vez de rosa (como nos livros), pois a cor rosa estaria fortemente associada a Umbrige.

- Segundo Daniel Radcliffe, Devon Murray (o Simas) possui o recorde de varinhas quebradas durante a filmagens. E agente a chava que ele só sabia explodir coisas! Ele sabe quebrar também. 

- Timothy Spall, o Rabicho, aparece no filme apenas na fotografia da Ordem da Fênix original.  

Prêmios

BAFTA
Indicações para Melhor Cenografia e Melhores Efeitos Especiais.