Home » , , » Gene Kelly e Paris: charme mais que suficiente

Gene Kelly e Paris: charme mais que suficiente


Gene Kelly mais carismático que nunca. Roteiro bem amarrado, cheio de conflitos e verossímil. Diálogos espertos e espirituosos. Ótimas músicas e inspiradas coreografias. Uma excelente parceira de dança, Leslie Caron. E Paris, mesmo que de mentirinha. Não tinha como Sinfonia de Paris ser um filme ruim. Enfim, depois de algumas decepções, fechamos o mês dedicado a Kelly com chave de ouro.

Muito interessante acompanhar a trajetória do americano Jerry Mulligan (Kelly), que resolveu se mudar para a capital francesa para estudar e se inspirar. Morando num muquifo e sem nenhuma perspectiva de vender seus quadros, o artista fica balançado ao receber a proposta da influente Milo Roberts (Nina Fochs), que resolve patrocinar uma exposição de seus quadros. Mas, no fundo, no fundo, ela também estava em busca de companhia. A relação entre esses dois personagens, que podia ser apenas rasa, é tão bem trabalhada que dá gosto. 


A inevitável dedução de que ela daria dinheiro em troca de um amante está implícita o tempo todo, e até mencionada algumas vezes. Mas sempre nas entrelinhas e sempre com elegância. Milo fica verdadeiramente ofendida quando percebe o interesse de Jerry por Lise (Caron) e realmente tem vontade de ajudá-lo. Embora se precipite em tomar algumas decisões, como lhe dar um estúdio maior ou agendar uma exposição, ela não o transforma em objeto. Ele, por sua vez, mostra-se íntegro desde o primeiro momento e deixa claro que não quer tirar proveito da situação. Mas, bastou ter o coração partido uma vez para procurá-la. Quem está certo, quem está errado? O filme não juga. As pessoas e as situações são mais complexas do que parecem. Assim é a vida.

Por outro lado, Kelly, mais uma vez, sofre de uma paixão fulminante (roteiristas de Hollywood daquela época não sabiam ser tão sutis). E mal sabe ele que a garota de seus sonhos é comprometida com um conhecido seu. E aí, eu tenho que dar a mão a palmatória: desde o início ele nos é mostrado como um cara bacana, simpático, querido pelas criancinhas, íntegro (lembram?), sensível (é artista!) e ainda por cima tem inciativa. Digam, meninas, quem, em sã consciência, resistiria? Eu não culpo Lise.


Aliás, esse é um dos grandes méritos do filme. Dividida entre dois amores - a paixão recente pelo encantador pintor e a gratidão ao homem a quem ela deve tudo -, a enigmática personagem ganha nossa simpatia, mesmo quando brinca com os sentimentos alheios. Creio eu que, em outra situação, a tendência dos espectadores seria condená-la, mas durante todo o filme fiquei do lado dela. Lembrem-se: ele também não estava jogando limpo. E isso fica explícito quando os dois fazem um pacto de não falar nada sobre a vida um do outro quando estiverem separados.

Além da feliz estrutura narrativa e da complexidade dos personagens, o longa de Vincente Minelli nos brinda com ótimas atuações e incríveis números musicais. Gene Kelly tem espaço suficiente para brilhar, nas coreografias individuais, em dupla com Oscar Levant, com as adoráveis crianças, com Leslie Caron, delicada e graciosa na medida certa, ou na grandiosa sequência de 16 minutos que praticamente encerra o filme. Gosto particularmente daquelas que se passam no café, com vários figurantes, onde todos parecem estar se divertindo de verdade. Uma delícia de ver.

2 comentários:

José Ornellas disse...

Sempre que possível eu revejo este delicioso filme. Antológico!

Fabiane Bastos disse...

Também entrou para minha lista de favoritos!

Obrigada pela visita e volte sempre!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates