3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quadribol para iniciantes

Na torcida!
O quadribol está para os bruxos, assim como o futebol está para os brasileiros. E a exemplo do impedimento no esporte trouxa, a atividade favorita dos bruxos, também tem algumas regras difíceis de entender. Segue agora um humilde guia* para entender o quadribol.
  •  Campo - tem formato oval, com  com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro. Possui de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro. 

    •  Bolas - são três tipos: 
    Balaços -  feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. São enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los, atacando o jogador mais próximo.
      Goles - de couro, com 40,5 centímetros de diâmetro. É usada pelos artilheiros para marcar gols num dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.

      Pomo de ouro - minúscula bola dourada (cabe na palma da mão). Se move aleatória e velozmente pelo estádio. Sua captura delimita o fim da partida e concede ao time apanhador 150 pontos. Para evitar dúvidas tem memória própria, reconhece a primeira pessoa que a tocou. Logo sua fabricação e manuseio antes do jogo é todo feito com luvas.

      • Jogadores - cada time possui 7:
       Artilheiros - são 3, e os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles. Sua função é marcar gols atirando a Goles nos aros nas extremidades do campo.

      Goleiro -  é o carregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols. 

      Batedores - dois em cada time, equipados com um taco (semelhante ao de basebol) cada. Seu objetivo é proteger os jogadores de seu time dos balaços, e se possível coloca-los em direção aos adversários.

      Apanhador - seu único trabalho é capturar o pomo, encerrando o jogo e marcando 150 pontos.
      Formação do time de quadribol da Grifinória de 1991 a 1993.

      • O jogo
      Todos os jogadores devem montar vassouras voadoras, afinal de que outra forma alcançariam os aros de 15m de altura.

      As bolas são lançadas ao jogo ao mesmo tempo.

      Os times são mistos embora, haja prefêrencias em algumas posições. Batedores por exemplo, tendem a ser homens por ser uma função que exige força. 

      Nenhum jogador é substituido durante os jogos, mesmo quando é eliminado por um balaço.

      A cada 4 anos é realizada a Copa Mundial de Quadribol, entre seleções de vários países.
      A duração varia de minutos a meses, já que é captura do pomo que a determina. 

      É possivel não capturar o pomo e vencer a partida, basta estar 150 pontos a frente de seu adversário. Nesse caso o apanhador pega o pomo para terminar a partida rápido e evitar que o vexame de estar perdendo por mais de 150 pontos fique ainda maior.

      *Este é um guia simples. Para obter informações mais completas, e fatos históricos relevantes (ou não), consulte Quadribol através dos séculos de Kennilworthy Whisp.

      0 comentários: