- Má educação foi o primeiro filme espanhol a abrir o festival de Cannes, na edição de 2004.
- O diretor dedicou a sessão de estréia para as vítimas do atentado da Al'Qaeda que acontecera em Madri no mês anterior.
- Pedro Almodóvar trabalhou no roteiro por 10 anos.
- Mexicano, o ator Gael García Bernal precisou aprender o sotaque da Espanha para convencer Almodóvar a lhe dar o papel. Ele também teve de dominar a linguagem corporal espanhola. Teve aulas de flamenco, estudou os filmes de Barbara Stanwyck e Sara Montiel. Assim como as protagonistas anteriores de Almodóvar.
Poster japonês (!) |
- No início do filme, há um cartaz de um filme fictício chamado "La abuela fantasma" na parede do estúdio de Enrique (é claramente visível quando Ignacio deixa depois de dar seu roteiro de Enrique). "La abuela fantasma" foi o título original de um outro Pedro Almodóvar filme, Volver.
- Quando Juan e Berenguer (Padre Manolo) vão ao cinema os filmes que vêem são A besta humana, de Jean Renoir, e Thérèse Raquin, de Marcel Camé. Dois filmes do noir francês. Em ambos são apresentadas situações semelhantes às das personagens, por isso eles dizem: "É como se todos esses filmes falassem de nós".
Prêmios
Prêmio NYFCC 2004 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
- Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
BAFTA 2005 (Reino Unido)
Indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Poster Japonês(!) |
Prêmio César 2005 (França)
Indicação na categoria de Melhor Filme Europeu.
Independent Spirit Awards 2005 (EUA)
Indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio Goya 2005 (Espanha)
Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Produção.
European Film Awards 2004
Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor - Júri Popular e Melhor Ator - Júri Popular (Fele Martinez).
0 comentários:
Postar um comentário