Home » , , » De perto ninguém é normal

De perto ninguém é normal


Existe uma razão para eu ser fã de Almodóvar. Aliás, duas: ao mesmo tempo em que é um diretor único em termos de estilo e sensível, é um roteirista originalíssimo. Eu não sei como ele faz isso, mas consegue me convencer da história mais mirabolante do mundo. Acha que estou exagerando? Então faça um exercício e me diga quem mais poderia filmar Mulheres à beira de um ataque de nervos sem cair no ridículo, um filme que envolve o drama de uma mulher abandonada pelo amante, o filho dele e a noiva esquisita, a ex-mulher enlouquecida e uma modelo enganada por um terrorista xiita (!). Tudo muito improvável, mas perfeitamente possível nessa gama de personagens almodovarianos, onde, de perto, ninguém é mesmo muito normal.

Na trama, Pepa (Carmen Maura) passa por todos os estágios de sentimentos em relação a Iván (Fernando Guillén): o amor se despedaçou em tristeza, angústia, desespero, ódio. O sujeito, um ator metido a galã da terceira idade, não se digna nem mesmo a aparecer para buscar suas coisas e se limita a deixar recados covardes na secretária eletrônica dela. Entre tantos desencontros, outras personagens vão surgindo na vida de Pepa, tão perdidas quanto ela.



Responsável por tornar o cineasta conhecido no resto do mundo, Mulheres à beira de um ataque de nervos tem vários dos elementos perfeitamente identificáveis na filmografia do diretor: personagens exóticos, situações inusitadas, cores fortes (com destaque especial para o vermelho) e uma extrema sensibilidade para retratar o universo feminino. E não deixa de ser curioso como o fio central deste longa lembra o filme da semana passada, A flor do meu segredo. A diferença é que este transforma em risos o que no outro provocava lágrimas. Interessante como o sofrimento de uma mulher abandonada pode ser vista por ângulos tão diferentes. 

Nessa produção, no entanto, os coadjuvantes não só tem mais força como são essenciais para segurar a história. Carmen Maura dá o tom exato a Pepa em todas as suas nuances, mas a comédia só funciona graças a eles. Gosto muito da trama de Candela (María Barranco), por exemplo. Sem nenhum vínculo familiar com os outros personagens, ela é a mais deslocada e, talvez por isso mesmo, a mais divertida. Medrosa e histérica, ela não consegue chamar a atenção para si, apesar de estar realmente em apuros, até resolver apelar para um ato extremo. E a relação dela com Carlos (Antonio Banderas, antes de se tornar o latin lover de Hollywood) também é divertida. 


Mas é Julieta Serrano, como Lucía, quem rouba a cena sempre que pode. Outra vítima da lábia de Iván, ela vive como se os últimos 20 anos, período em que esteve internada, não tivessem existido e agora busca vingança. Se todas as outras estavam à beira de um ataque de nervos, ela já havia entrado em colapso há muito tempo. As sequências finais são todas dela, merecidíssimas. E, apesar de toda a loucura da personagem, impossível não simpatizar com ela, ou, ao menos, compreender sua motivação. O que não dá para entender é o que elas viram nesse Iván...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates