Home » , , » A falta que faz um celular...

A falta que faz um celular...

Encontros e desencontros são o mote desse fime

Se à época de produção desse filme os celulares já estivessem presentes nas nossas vidas como são hoje em dia, duvido muito que o filme conseguisse fazer tanto sentido. Um único ruído na comunicação causa tanstornos quase incorrigíveis e no fim, tudo se resolve - de um jeito ou de outro - e a vida segue. O mais engraçado é que eu não conseguia parar de pensar: se tivessem um celular, metade dessas coisas não teria acontecido. E isso seria um pecado! Divertidíssimo esse filme!

E agora?

Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988) tem a ssinatura de Almodóvar: cores fortes, enquadramentos diferenciados, um roteiro simples, uma cenografia quase funcional [simples, mas que dialoga com a cena], atores fantásticos e um final que te dá aquela impressão: "a vida continua, companheiro". E aqui o diretor consegue imprimir ritmo e humor em situações comuns, tingindo em cores fortes os sentimentos mais profundos: o amor ao extremo, o ciúme, a vingança, o desespero. As mulheres retradas são absolutamente comuns, mas sob a ótica do diretor tomam um ar de heroínas. Ou você não acha que enfrentar a loucura do dia a dia tentando não enlouquecer ou desistir é fácil?

E agora?!

Pepa (Carmen Maura, excelente) tem um caso com Juan (Fernando Guillén), seu colega de trabalho - um raro filme onde é retradado o trabalho do dublador, uma artista que quase nunca é reconhecido pelo seu trabalho. Juan era casado e tinha um filho, que estava procurando um apartamento para alugar com a noiva. Ambos foram parar na casa de Pepa ao mesmo tempo em que a amiga de Pepa, Candela (María Barranco, hilária), chega desesperada buscando a ajuda da amiga - ela havia se envolvido com um terrorista xiita e sabia dos planos deles de explodir um avião. Sem conseguir falar com seu amante, que a deixara, para avisar que estava grávida, Pepa tenta ajudar a amiga enrascada e ainda é encurralada pela ex-mulher de Juan. Polícia, suco de tomate com calmante, telefone e secretaria eletrônica voando pela janela, tentativas de suicídio, tentativa de homicídio, um taxista com gosto pra decoração deveras duvidoso e muito riso. Uma ótima reflexão sobre a vida, sobre pensar em desistir, mas continuar tentando e como achar graça mesmo nas maiores desgraças.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates