TPM coletiva

Pepa  (Carmen Maura) deve ser uma pessoa mais feliz hoje em dia, quando todos tem um celular. Afinal graças a ele somos facilmente encontrados e nos livramos da secretária eletrônica. Além disso seus modelos são muito mais fáceis de se atirar pela janela que seu baquelite vermelho, quando a ligação que esperamos não chega.

A obsessão da protagonista tem um nome, Ivan. Recém separada do ex-amante está decidida a ter uma "ultima conversa" com o homem, que tem o hábito de fugir de suas ex. É ou não para afetar os nervos? Mas como o filme se chama Mulheres à beira de um ataque de nervos, Pepa não é a única moça com problemas por lá. Sua amiga Candela (María Barranco) se enamorou de um terrorista xiita e foi usada por ele, virou cúmplice e teme ser presa. A literalmente louca, primeira esposa de Ivan, Lucia (Julieta Serrano), e o filho Carlos (Antonio Banderas), acompanhado da noiva Marisa (Rossy de Palma), também dão as caras no apartamento de Pepa. Não extamente juntos, mas tudo acaba chegando a um improvável e estranho encontro. 

Inicialmente lento e confuso, o ritmo da narrativa tem uma "aceleração constante", culminando em uma hilária e frenética cena de perseguição. Seguida pela calmaria que sempre vem após uma grande tormenta. Envolvente e divertido!

O fato de Pepa e Ivan, serem atores e trabalharem com dublagem*, apenas aumenta os conflitos da moça. Ela é capaz de reconhece-lo com apenas uma palavra, ao telefone. E assim acaba por descobrir os que o ex anda aprontando por aí. Ok! Admito que o fato de ela seguir seus passos por Barcelona à fora também ajuda. 

Entre uma busca e outra pela cidade, a moça acaba por colecionar os mais diferentes tipos em seu apartamento. A boa escolha do elenco só completa as idiossincrasias de cada um dos integrantes deste inusitado grupo. Carmen Maura, quando não aparenta está a beira das lágrimas, parece meio fora do juízo perfeito. Já Maria Barranco (que não sei porque me lembra Andréa Beltão), rouba cena como amiga deseperada, a ponto de rejeitar os beijos de um joven Antonio Bandeiras. 

Em um filme de encontros, onde o Ivam é o único desencontro, Almodóvar nos apresnta as situções mais absurdas possíveis. Seja como ter a "sorte" de encontrar o mesmo simpático taxista sempre embarca em um carro. Ou do filho de seu amante ser um dos candidato a alugar seu apartamento. É improvável, absurdo mas acreditamos. E pior ao final achamos que faz muito sentido toda aquela bangunça. 

Talvez porque, ao menos para as mulheres, é facil simpatizar com aquela "TPM coletiva", seja quais forem os motivos para as situações absurdas e os acessos de raiva por que passam as personagens. Além de descobrirmos um ótimo uso para os descartáveis aparelhos de celular que dispensamos pelo modelo da moda: atire-os pela janela e torça para que ele leve junto seus problemas, ou ao menos sua agonia.


*Imposssível não imaginar o dublador de verdade, fazendo a dublagem de alguém que está dublando. Situação curiosa!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates