Home » , , » A vida como ela é

A vida como ela é

Um brinde às doces descobertas da vida, que sempre acontecem depois que se prova o amargo

Bittersweet é uma palavra inglesa de que gosto muito: resume muita coisa numa única palavra, amargo, doce, gostoso, estranho, azedo, gostinho de "quero mais". Acho que essa seria a palavra que eu descreveria a vida. E então eu acho bem lógico usar a mesma palavra pra descrever esse retrato que Almodóvar fez da vida. A flor do meu segredo (La flor de mi secreto, 1995) conta a história de Leo (Marisa Paredes, divina), uma escritora que se esconde atrás de um pseudônimo - Amanda Gris - e escreve romances água-com-açúcar, mas que fazem o maior sucesso. Mas em seu interior, Leo está morrendo... Seu casamento está em pedaços, e sua dor não deixa que sua escrita seja tão leve quanto os seus editores gostariam.

Pra completar, a mãe dela, que mora com a irmã, não dá sossego: faz drama por qualquer coisa, implica com a filha mais nova, que, apesar das dificuldades, cuida dela. A única segurança e apoio que encontra é em Blanca (Manuela Vargas), sua empregada. Aos poucos a vida vai pregando peças - como ver um livro seu ser publicado por outra pessoa, ser obrigada a escrever uma resenha sobre seu próprio livro e descobrir que seu marido a traía com sua melhor amiga, mas também vai dando oportunidades. A amizade com o novo editor, a volta pra casa com a mãe (e o afastamento merecido do sofrimento que passava), a descoberta do talento da empregada. Coisas simples, mas que fazem a diferença na vida de quem acha que não tem mais chance de ser feliz na vida. E quando ela descobre que certas coisas são inevitáveis, e ela encontra coragem para enfrentar seu maior medo e finalmente ouve aquilo que nunca gostaria de ouvir, então as coisas começam a melhorar. Ninguém disse que seria fácil, mas depois que o medo é vencido, fica mais fácil se manter na luta.

Então Leo volta para Madri, mais forte, mais decidida. O medo ainda existe, mas ela se acha mais forte pra enfrentar a vida. Está livre de seu contrato porque Ángel (Juan Echanove) assumiu seu pseudônimo e escreveu dois livros como Amanda Gris. Ela já não tem as garantias de um casamento nem de um emprego fixo, mas a vida nunca pareceu tão boa e viva.

Quem não se apaixonar por esta senhorinha bom da cabeça não é!

O talento de Marisa Paredes é explorado ao máximo, e ela não se poupa. O desespero de Leo fica evidente em todas as tomadas, até que ela finalmente se livra desse peso em sua vida: então ela aparece radiante, renovada, maravilhosa. E a gente fica feliz de vê-la tão bem. Todo o elenco de apoio também é muito bom: destaco Juan Echanove, que fez de seu Ángel um cara apaixonado sem ser melodramático ou piegas - apesar de ele ser um escritor de romances "incubado", e a fofíssima Chus Lampreave, que faz a mãe de Leo. Gargalhei horrores com as loucuras da mãe chantagista emocional de primeira, mas que ainda tinha no coração muito amor pelas filhas e sábios conselhos a dar.

O filme é mais uma observação atenta aos detalhes da vida. O ritmo é tranquilo, nós somos observadores do desenrolar da história - assim como somos do espetáculo da vida. Não há acontecimentos extraordinários, tudo é muito linear - nada demais, porém não significa que não é importante. Toda vida tem drama, só existem pessoas que tem mais dificuldade em se livrar daquilo que as faz mal. Escritores usam seu talento para criar fugas dessa realidade ou dissecam o que veem. No filme, Almodóvar disseca a vida simples de quem escolheu melhorar a vida dos outros, mesmo quando sua própria vida não estava tão bem assim. A vida é tão simples quanto a palavra bittersweet, reúne tudo numa síntese difícil de explicar - mas que todo mundo entende.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates