3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Curiosidades e prêmios de Cidade dos Anjos

- O conceito de anjos que se deslocam entre os vivos, ouvindo suas conversas, experimentando a beleza que os seres humanos raramente param para apreciar ou até mesmo notar, ainda sem sentir qualquer emoção ou fazendo qualquer julgamento, foi discutida pela primeira vez nos escritos de Rainer Maria Rilke, especificamente, sua coleção "The Duino Elegies".

- Quando mostram tomadas de qualquer um dos anjos, eles raramente piscam. Nicolas Cage treinou para não piscar e foi capaz de fazê-lo por vários minutos quando o filme foi feito. No entanto, uma vez que ele se tornou humano, pôde piscar tudo que ele queria .

- Johnny Depp foi considerado para o papel que ficou com Cage.

- A dedicatória "Para Dawn", é para o produtor Dawn Steel, que morreu  devido a um tumor cerebral, antes do filme ser lançado.

- A cena no último andar com Dennis Franz e Nicolas Cage sentados em um andaime no alto da cidade foi filmado de verdade. Ambos os atores tinham medo de altura.

- Quando Maggie pergunta a Seth o que ele faz para viver, ele diz que é um mensageiro. Em grego, a palavra para mensageiro é "angelos". É daí que temos a palavra anjo.

Elisabeth Shue
- Durante a sequência da "queda", perto do final do filme, memórias são mostradas. Um deles é o de uma mulher grávida. Esta mulher foi interpretada por Elisabeth Shue (a namorada de Marty nos dois últimos De volta para o futuro), que só vemos sua barriga.

- Quando Seth cai na Terra, aparecem imagens de sua memória em preto e branco. Devido a sua condição de anjo, Seth não pode ver ou distinguir as cores. É uma referência ao original Asas do desejo (Der Himmel über Berlin -1987), onde os anjos não eram capazes de ver em cores.

- Quando Seth se torna humano, ele só pode compreender a língua inglesa. Isso é o oposto de Der Himmel über Berlin, onde Damiel (Bruno Ganz) pode falar qualquer língua depois de cair para a Terra e se tornar humano.

- Quando Seth e Nathaniel se encontram no café pode ser ouvida ao fundo a música "If God will send his angels", interpretada pelo U2. Mais tarde, a banda de rock irlandesa usou o mesmo café para o videoclipe da canção.

Prêmios
O filme teve dezenove indicações para diversos prêmios, tendo ganho oito deles. Alguns destes foram:

Globo de Ouro
Indicado na categoria de Melhor Canção Original para Cinema (Uninvited).

Grammy
Indicado nas categorias de Melhor Composição Instrumental (Trilha Sonora) Escrita para Cinema ou Televisão, Melhor Canção Escrita Especificamente para Cinema ou Televisão (Uninvited).

MTV Movie Awards 
Indicado nas categorias de Melhor Canção para Cinema (Iris) e Melhor Dupla de Cinema (Nicolas Cage e Meg Ryan).

Satellite Awards 
Indicado na categoria de Melhor Filme para Cinema.

ASCAP Film and Television Music Awards (EUA)
  • Canções de Filmes Mais Executadas (Uninvited)
  •  Filmes com Maior Bilheteria.

0 comentários: