Home » , , » E não é que o remake é melhor?

E não é que o remake é melhor?


Assistindo às duas versões de O jardim secreto para o cinema, dá para perceber umas ligeiras alterações na história aqui e ali. Como não li o livro, não posso dizer qual filme é mais fiel à história clássica de Frances Hodgson Burnett (embora eu não seja do time dos radicais, acho que fidelidade é fundamental numa adaptação, respeitando, claro, as diferenças entre literatura e cinema). Mas devo confessar que a primeira, embora tenha algumas qualidades, não me emocionou tanto quanto o remake.

No longa de 1949, o destaque vai para Margaret O'Brien como a mimada Mary. Depois de perder os pais, a garota de 10 anos deixa a Índia, onde morava, para viver no casarão de um tio na Inglaterra. O lugar, tão enorme quanto assustador, não é nem um pouco agradável até a inesperada descoberta de um jardim abandonado há dez anos. Com a ajuda de Dickon (Brian Roper), ela decide recuperar o lugar, que se tornaria um lugar de refúgio para a dupla. Ao mesmo tempo, Mary conhece e se aproxima cada vez mais do primo Colin (Dean Stockwell), que vive isolado em seu quarto por não poder andar. Além de não ter a atenção que gostaria do pai, vive chantageando e maltratando os empregados da casa. Tão arrogante quanto o menino, a prima é a única que tem coragem de enfrentá-lo e também a única a entender o que ele está sentindo. 

Os embates entre os dois são ótimos, principalmente por serem crianças gritando umas verdades que muitos adultos não teriam a capacidade de sussurrar. Mas o filme tem um tom bem sombrio que, no fim, não se sustenta. Como eu não conhecia a história, fiquei esperando bem mais do tal jardim e da morte misteriosa da mãe de Colin. E a solução para a trama do garoto, que passa a sair de casa com a ajuda dos amigos, é bastante apressada. O recurso da cor, utilizada apenas no jardim secreto dá um ar mágico à história, como o encantamento de Dorothy ao deduzir que ela e Totó não estão mais no Kansas em O mágico de Oz. Mas aqui não há uma longa estrada de tijolos amarelos a ser percorrida. Tudo se resolve rapidamente, como se não houvesse mais tempo para terminar de contar a história. Decepcionante.


Já na versão mais recente, é justamente a relação entre Mary (Kate Maberly) e Colin (Heydon Prowse) que nos cativa desde o primeiro momento, graças à fluidez do roteiro de Caroline Thompson e à sensibilidade da direção de Agnieszka Holland. O menino se sente tão órfão quanto ela, já que não tem a companhia e o carinho do pai. Mas agora Colin não é tão detestável e Mary, apesar do ar autoritário, é bem mais doce e compreensiva. E o tal jardim aqui representa a vida que ele não consegue ter devido à sua doença. O elenco infantil é novamente um acerto. É bem bonito acompanhar os dois e Dickon (Andrew Knott) - aqui num papel bem mais secundário que no original - tornando-se amigos. E é emocionante o reencontro, tão esperado e tão desejado, do sr. Craven com o filho. Como se vê, não basta ter uma boa história em mãos, é preciso saber contá-la.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates