Home » , , » O nome continua o mesmo, mas os roteiros...

O nome continua o mesmo, mas os roteiros...


Primeira dúvida do mês dos remakes: fazer um post para cada filme ou um texto para ambos? Acabei decidindo que seria mais interessante comparar original e refilmagem e vi os dois de uma tacada só. Foi mesmo a melhor solução, porque pude perceber como se tratam de obras totalmente diferentes! Uma saída de mestre tem apenas a mesma espinha dorsal de Um golpe à italiana: um roubo ousado em meio a um gigantesco engarrafamento e seguido por uma sensacional fuga em três adoráveis Mini Coopers. Mais nada.

O clássico britânico de 1969 traz sir Michael Caine como Charlie Croker, um ladrão recém-saído da prisão, que resolve levar adiante o ambicioso plano de um amigo, morto num acidente: realizar o maior roubo da história. Para isso, ele precisa da ajuda financeira de Mr. Bridger (Noël Coward), um personagem fascinante, já que, mesmo preso, é uma figura poderosíssima: é bajulado na cadeia, controla todos ao seu redor e até reclama com o governador quando é importunado. O fino humor (inglês, of course) com que isso é mostrado dá ao filme um sabor extra, assim como a personalidade de Croker nos ganha pouco a pouco. Mulherengo, perfeccionista, impaciente, ele é, indiscutivelmente, o protagonista. O restante é elenco de apoio. 


Desde o início, também fica claro que toda e qualquer ação se desenrola em torno da expectativa do tão esperado golpe. O que nos leva a um paradoxo, já que muitos detalhes são contados ao espectador o tempo todo, diminuindo um pouco o impacto do trabalho em si. A famosa perseguição nos Mini Coopers também me pareceu excessivamente longa. Nessa sequência, senti muita falta de closes nos atores e de uma trilha sonora forte, que ajudariam no ritmo e dariam mais coesão à história. Mas a deliciosa "Getta bloomin' move on", de Quincy Jones, nos minutos finais até que compensa.

Já na versão americana de 2003, o personagem Croker, agora vivido por Mark Wahlberg, numa atuação burocrática, perde muito em  importância. Apesar de ser o principal nome do elenco, ele tem até menos peso para a história que Stella (Charlize Theron, a melhor em cena) e o antagonista, Steve (Edward Norton, surpreendentemente canastrão). Sem contar que os coadjuvantes aqui ganham bem mais espaço. É um filme de ação, sem perder aquele clima de "gangue" que garante a cumplicidade entre público e personagens.


É interessante prestar atenção na forma criativa, ainda que condescendente, com que o roteiro de Donna e Wayne Powers utiliza a matéria-prima escrita por Troy Kennedy-Martin. Obviamente, a Itália deveria ser um cenário. Em vez de Turim, Veneza. John Bridger (participação especial de Donald Sutherland) é agora um ex-presidiário. Mas ele não financia golpe algum, ele é parte do grupo, um ladrão experiente, prestes a realizar seu último roubo, um cara consciente de que não foi um bom pai para Stella. Arrependido, talvez. Bem próximo da redenção. Charlie, por sua vez, é como um filho para ele. Ouve seus conselhos e segue a linha do "bom ladrão": idealiza o golpe para que não seja disparado nenhum tiro. 

Além disso, todos no bando querem uma vida melhor. Exceto Steve, ganancioso, ingrato, falso, covarde. O único, reparem, que tira a vida de alguém. Percebem a diferença? Agora, o grupo tem um motivo moralmente justificável para ir atrás das barras de ouro: justiça. E até mesmo a punição, já esperada numa trama como essa, não fica com os "bonzinhos" do grupo, mas sim com os ucranianos que não perdoam. É inegável que essas modificações tiram boa parte do charme da história. É como se fosse um filme de ladrões politicamente correto, o que é incoerente por natureza. Mas, na visão americana da coisa, torcer pelos "caras maus" não é bem visto.


Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer que as novas subtramas ampliam consideravelmente o escopo dramático da narrativa. O principal ganho é a relação conturbada entre John e Stella, mas a nova dinâmica garante também mais tempo para conhecer os personagens secundários e mais cenas de ação. Outro ponto positivo é que o desenrolar da trama é mais lento. O tal golpe à italiana acontece logo no início, mas o grande evento ainda estava por vir. Bem planejado, mas com alguns imprevistos no meio do caminho. E o que é melhor: sem tanto falatório, com mais imagens. 

A direção de F. Gary Gray é competente, a edição é bem ágil. Mas, por motivos óbvios, não podemos fazer esse tipo de comparação com o longa de 1969, quando os videoclipes nem sonhavam em nos influenciar a querer assistir a histórias com cortes cada vez menores. O mesmo não se pode dizer do desfecho dos dois filmes: enquanto o remake opta por uma solução simplória, sem-graça e até forçada (um romance precisa de muito mais de uma cena para ser crível), o original optou por um final aberto não menos que intrigante. Certas coisas não se fazem mais como antigamente...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates