Home » , , » Curiosidades de Drácula

Curiosidades de Drácula


- Semelhante ao prólogo em Frankenstein, a versão original apresentava um epílogo com Edward Van Sloan conversando com a platéia sobre o que acabamos de ver. Este foi removido para o relançamento 1936 e agora é dado como perdido.

- O plano original da Universal era fazer uma adaptação de grande orçamento de Drácula, que iria respeitar estritamente o romance de Bram Stoker. No entanto, após o crash da bolsa em 1929 e o início da Grande Depressão, a Universal preferiu não arriscar um investimento em um filme tão extenso. Em vez disso, adaptou a muito menos cara peça de teatro de Hamilton Deane.

- Ator húngaro da Broadway, Bela Lugosi acabou ficando com o papel, sem antes o estúdio tentar convencer o produtor a considerar outros mais conhecidos, como Paul Muni, Chester Morris, Ian Keith, John Wray, Joseph Schildkraut, Arthur Edmund Carewe e o ator de teatro William Courtney. Lugosi venceu a resistência dos executivos, inclusive porque acertou um salário bem abaixo do que seria o normal de ganhar como protagonista. Ele estava tão desesperado para repetir o sucesso de palco e desempenhar o papel Conde Drácula para a versão cinematográfica, que ele concordou com um contrato pagando-lhe 500 dólares por semana para um cronograma de filmagens sete semanas, uma quantidade bem baixa, mesmo durante os dias da Grande Depressão.

- A interpretação de Lugosi com o jeito de falar exagerado e cômico de Drácula, levou a que muitos dissessem que o ator não sabia falar inglês, o que não foi confirmado.

- Quando a Universal comprou os direitos para a peça da Broadway de 1927, Lon Chaney foi considerado para o papel-título. No entanto, Chaney morreu em 26 de agosto de 1930, e o papel foi para Bela Lugosi.

- Exite um erro nos créditos do filme. A atriz Joan Standing, que interpreta a personagem Briggs, é creditada como sendo a criada do filme, que na verdade é interpretada por Moon Carroll.

- Drácula foi lançado nos cinemas em duas versões: uma delas era sem som algum, para ser exibida em salas que ainda não estivessem equipadas com sistema de áudio para filmes.

- Não havia trilha sonora musical de verdade no filme, porque acreditava-se que, com o som sendo uma inovação de tão recentes em filmes, o público não aceitaria ouvir música em uma cena, se não havia nenhuma explicação para ela estar lá (por exemplo, a orquestra tocando fora da câmera quando Drácula encontra Mina no teatro). A música de abertura desse filme é do segundo ato de "O lago dos cisnes".

Poster da versão espanhola de Drácula
- Dois filmes sobre Drácula foram rodados simultaneamente nos mesmos sets de filmagens, um estrelado por Bela Lugosi e outro em versão espanhola e estrelado por Carlos Villarias e Lupita Tovar. O filme de Lugosi era rodado durante o dia e a versão espanhola, que foi lançada no mesmo ano, era rodada à noite.

- Os grandes sets construídos para as sequências do castelo da Transilvânia e Carfax Abbey permaneceram de pé após as filmagens serem concluídas. Foram usados ​​pela Universal Pictures para muitos outros filmes por mais de uma década.

- A Universal Pictures, produtora do filme, encomendou ao compositor Philip Glass uma nova trilha sonora para o filme, que foi inserida no filme em seu relançamento em outubro de 1999.

- O diretor de fotografia Karl Freund alcançou o efeito de olhar hipnótico Drácula apontando dois lápis-spot-lights nos olhos ator Bela Lugosi. Bela Lugosi não pisca durante o filme.

- Devido às exigências do estúdio para cortar custos, o filme foi rodado em sequência.

- Vários elementos famosos associados a Drácula não são visíveis neste filme. Em nenhum momento ele mostra presas. Além disso, a famosa marca da mordida de vampiro no pescoço nunca é mostrada (embora seja visível na versão espanhola).

- Esta produção da Universal se tornou o filme mais famoso e bem sucedido da dupla David Manners com Helen Chandler. O par havia feito dois filmes da Warner Brothers / First National e um na Fox.

- Os camponeses no interior da pousada estão rezando A Oração do Senhor em húngaro.

- Bette Davis (que tinha um contrato a Universal na época) foi considerada para desempenhar o papel de Mina Harker. No entanto, o chefe da Universal Carl Laemmle Jr. não gostava de seu sex appeal.

- Na cena em que Drácula e Renfield estão viajando para Londres de barco, as imagens mostradas são emprestadas de um filme mudo da Universal chamado The storm breaker.

- Na primeira cena, a jovem lendo o livro turístico foi interpretada por Carla Laemmle, sobrinha de Carl Laemmle, fundador e chefe da Universal Pictures.

- Quando Carl Laemmle se mudou para a Califórnia em 1914, uma versão de "Drácula" foi um dos primeiros projetos a ser considerado. Mais de quinze anos antes de esta versão ser produzida.

- O sucesso de Drácula fez com que a Universal continuasse a produzir mais filmes na linha de horror, iniciando a série no mesmo ano, com Frankenstein. Depois foram lançados os igualmente clássicos The mummy, The invisible man, A noiva de Frankstein e The wolf man. Hoje em dia são conhecidos por Montros da Universal.


- A fala "Ouça-os. Crianças da noite. Que tipo de música que fazem." foi votada como a citação de filme número 83 pelo American Film Institute (entre 100).

- Quando Bela Lugosi morreu, em 1956, ele foi enterrado vestindo a capa de seda preta que usava neste filme.

- A Universal adquiriu os direitos de filmagem de "Drácula" da viúva de Bram Stoker, e da peça do escritor de Hamilton Deane por U$ 40.000.

- A produção original da Broadway de "Dracula", estrelada por Bela Lugosi estreou no Teatro Fulton em 5 de outubro de 1927 e durou 261 performances. Também no elenco original estava Edward Van Sloan como Van Helsing. Estes foram os dois únicos atores da produção original da Broadway de 1927 a repetir seus papéis no filme.

- Embora tenha vivido por 67 anos após o filme foi lançado, David Manners (John Harker) afirmou que nunca assistiu ao longa.

- Edward Van Sloan e Dwight Frye também apareceram no horror clássico Frankenstein. Eles são os únicos dois atores que surgiram em ambos os filmes.

- Quando este filme foi relançado após o Código de Produção ser rigorosamente aplicado em 1934, várias eliminações foram encomendadas para a trilha sonora. As exclusões incluem o grito de Renfield enquanto ele está sendo morto e Drácula gemer quando a estaca é enfiada em seu coração. Atualmente essas exclusões foram restauradas.


- O estúdio não queria que a cena em que Drácula ataca Renfield fosse filmado devido ao subtexto gay percebido na situação. Um memorando foi enviado ao diretor dizendo "Dracula só pode atacar as mulheres".

- O roteiro apresenta uma cena não encontrada no filme em que Van Helsing mata Lucy após sua transformação em vampira. Na cena, Van Helsing leva John para o cemitério para provar a existência de vampiros. Lá, eles testemunham Lucy andar em um mausoléu. Depois de consolar John, Van Helsing puxa um pacote do bolso e deixa claro suas intenções de seguir Lucy e destruí-la. Neste ponto, o filme deveria ter um corte de volta para uma cena de Drácula sequestrando Mina.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates