3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 2 de outubro de 2011

Mês dos vampiros

Bela Lugosi como Drácula
É outubro, mês das bruxas! E como já dedicamos o mês de julho inteiro ao mundo bruxo, resolvemos dar a chance para outros monstros ocuparem nossas telas nesse Halloween: que venham os vampiros.

Os seres mitológicos, que se alimentam da força vital de outras pessoas, normalmente sob a forma de sangue, foram registrados em várias culturas desde os tempos mais remotos. Entretanto, o termo vampiro se tornou popular apenas no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre estas criaturas eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental.

O arquétipo do vampiro carismático e sofisticado foi estabelecido pelo romance de "The vampyre" (1819), de John Polidor. Este inspirou obras posteriores, embora cada autor adicionasse novos detalhes a sua versão dos sugadores de sangue.

A popularização e a base para o universo vampírico como conhecemos vem de "Drácula", de Bram Stoker. O monstro fictício com mais aparições na mídia, segundo o Guinness Book, pode ter sido inspirado em uma personalidade real e criou o gênero de vampiros, que se espalhou por diversas outras obras literárias, que vão dos tradicionais livros a graphic novels, além de filmes, videogames, programas de TV, desenhos. Cada nova versão bem-sucedida incluía mais detalhes na mitologia, do charme trágico poético de Anne Rice aos vegetarianos que brilham ao sol de Stephenie Meyer. Boas idéias ou não, aumentam o universo dos sugadores de sangue. Mas isso é assunto para outro post...

Entre as características mais comuns estão sede de sangue, os caninos afiados, a impossibilidade de exposição ao sol e a invencibilidade (a não ser por estacas de madeira). Encontre aquela receita de pipoca de alho, use suas camisas de gola alta e descubra conosco outras características dos vampiros durante esse mês.
Vampiros de todos tipos e idades(!)

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Que belas mordidas heim meninas do sofá? Rs!

Legal. Tb estou fazendo um mês especial chamado de "Outubro Das Bruxas". Já começou. Somente sessões de terror!

Bjs.
Rodrigo

Fabiane Bastos disse...

Oba! Será que temos algum filme em comum? Indo conferir...