Home » , , » Elvis, um latin lover?

Elvis, um latin lover?

 
Você pode até não gostar de O seresteiro de Acapulco, mas uma coisa é certa: desde o início, o filme avisa que vai ser um festival de clichês a respeito do México e o roteiro é só uma desculpa para um grande videoclipe latino de Elvis Presley. Mas se você entender que ele era um cantor que estrelava longas-metragens e não cobrar dele uma atuação convincente, até que o resultado é divertido. Seja pelas letras das músicas, forçosamente "adaptadas" à cultura local, pelo efeito risível do chroma key da época ou pelo nível de profundidade dos personagens, quase tão rasos quanto a piscina do resort onde se passa a história. Como diz a canção, Acapulco é lugar de diversão.

O grande achado do filme é o pequeno Raoul (Larry Domasin), autodenominado agente do recém-chegado  cantante americano. Carismático toda vida, ele ganha o espectador de cara com sua inocência e seu jeitinho malandro. Graças a ele, inclusive, que a gente consegue manter o interesse numa trama que demora demais a engatar e não tem a menor ideia de pra onde vai. Pensa comigo: o que um cara boa pinta e talentoso como Mike Windgren (Presley) vai fazer no México? A explicação (nada convincente, convenhamos) só vem bem mais tarde. Até lá, somos obrigados a acreditar que ele queria curtir praias, garotas e margaritas.
 
 
A coisa só fica mais interessante quando surge um triângulo amoroso entre ele, Marguerita (a linda Ursula Andress) e Dolores (Elza Cárdenas). A bem da verdade, o triângulo era mesmo um quadrilátero, se acrescentarmos à equação Moreno (Alejandro Rey), que poderia se tornar um bom antagonista, mas fica mal utilizado num papel de coadjuvante. A graça, portanto, é torcer pela loura ou pela morena. E não deixa de ser curioso como o longa endossa o comportamento mulherengo de Mike, que, em nenhum momento é obrigado a escolher uma ou outra. Tudo se resolve num passe de mágica e ele ainda sai como herói. Fui só eu que enxergou um pouco de machismo aí?

Engraçado notar também que "Bossa nova baby" é o único momento realmente Elvis Presley do filme, com direito a um número musical com o seu famoso jogo de pernas. Todas as outras canções tinham uma falsa "latinidade" (reforçada pelos infalíveis mariachis e seus sombreros) que não dá para entender. Ele não era uma atração interessante justamente porque vinha dos Estados Unidos? Como fazia sucesso imitando o que os nativos fazem bem melhor que ele? Inexplicável. O seresteiro de Acapulco é filme feito na medida para fisgar fãs de Elvis, e não pode ser levado a sério. Mas é daquelas bobagens totalmente inofensivas. Pegue sua tequila e faça boa viagem.

1 comentários:

Unknown disse...

Pois pra mim é um dos melhores filmes de Elvis...um elenco maravilhoso com uma trama que nos envolve do começo até o fim...as músicas então nem se fala são lindas cantadas nessa pegada latina...simplesmente fantástico!!!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates