Home » , , » Descascando um abacaxi

Descascando um abacaxi

Então Peter Jackson resolve realizar um sonho: filmar a trilogia de J.R.R. Tolkien. O problema é: esse não é o sonho somente do diretor, mas também o de uma legião de fãs ao redor do mundo. E a gente sabe que não é possível agradar a gregos e troianos, certo? Que fazer para não fracassar nesse projeto? Pensar em todos os muitos pequeninos detalhes possíveis e impossíveis e executá-los à perfeição. E foi exatamente isso o que Jackson fez.


Frodo e o Um Anel - o começo da saga

Quem leu a trilogia sabe que tudo na história é mil vezes mais detalhado e demorado do que o que vemos no filme. E nem se o diretor tivesse optado por fazer dois filmes de cada livro teria dado tempo de incluir todos os detalhes da obra. Portanto, livro e filme são essencialmente diferentes (principalmente no que concerne a Saruman [Christopher Lee, sinistro], mas isso é papo pra outro post). As apresentações no filme tem que ser mais explicadas e a ação começa mais cedo - até porque o filme também é para aqueles que nunca haviam ouvido falar da obra literária. Lembro-me claramente de ter ido ao cinema meio sem saber o que esperar, e até de sair meio exasperada porque o filme tinha terminado sem um "fim". Nunca tinha ouvido falar da história até ser arrastada para o cinema pela minha irmã (valeu, Gi!). Mas também fiquei deslumbrada com aquela Terra, com aqueles povos, com a língua élfica. Quase tive um troço quando Gandalf (Ian McKellen, cuja atuação impecável lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante) caiu nas sombras de Moria.


Saruman: o Mago Branco que passou para o lado negro da Força. Opa!, isso é de outra trilogia.

Aliás, esse é o trunfo da direção de Jackson. Sua paixão pela história e pelos personagens nos faz mais do que somente acompanhar o desenrolar da história. Todo mundo chorou quando Gandalf morreu, bradou a espada junto com Aragorn (Viggo Mortensen, a personificação do herói do livro), sentiu o peso da responsabilidade de carregar o Um Anel no peito com Frodo (Elijah Wood, que parecia extremamente frágil para segurar o papel - mas que deu conta do recado). Lógico, há aqueles que odeiam o filme, e por vários motivos: os mais comuns são os fãs radicais que não gostaram da adaptação por não ser fiel ao livro (ainda bem que Jackson preferiu omitir a passagem dos hobbits pela casa de Tom Bombadil - quase larguei o livro nessa estapa), outros simplesmente não tem paciência de acompanhar 3h de um filme que 'não chega a lugar nenhum'. Quem compra a ideia e mergulha de cabeça nesse fascinante mundo criado por Tolkien e realizado por Jackson sabe que valeu a pena encarar as horas no cinema e ver de novo a saga com as cenas adicionais. Até porque essas cenas não foram introduzidas levianamente.


Galadriel: interpretação ligeiramente forçada fez a personagem perder um pouco do brilho

Os minutos adicionais foram espalhados pelos 2 dvds que contém a versão estendida. São pequenas inserções por todo o filme, que ajudam a compreender melhor o que, na primeira edição, ficou parecendo perder um detalhe. Temos Bilbo (Ian Holm, fofíssimo) se preparando para deixar o Condado e começando a escrever seu livro, contando como é a vida dos hobbits, e o quanto eles não estavam preparados para os perigos a seguir. Conhecemos melhor Valfenda, a linda cidade élfica, e a história de Aragorn (que ficou bastante subentendida na versão original, diga-se), e Lothlórien, a floresta reino de Galadriel (Cate Blanchett). Devo dizer que ela, foi a minha decepção particular. Fisicamente ela representa bem a grande Senhora da Floresta, mas a interpretação, inacreditavelmente, ficou a desejar. Galadriel é misteriosa, mas na tela ela parece robótica, forçada, sem a suavidade que os elfos emanam - mesmo os guerreiros. A tentação a qual resiste também ganhou um efeito especial medonho, que não engrandeceu a cena. Fora isso, foi prazeroso ver mais da linda cidade, e como toda a comitiva foi agraciada com presentes pela Senhora.

Aragorn: também conhecido como Passolargo, Elessar, Rei de Gondor, coisa linda de Deus.

O filme termina numa grande virada: Frodo e Sam (Sean Austin, perfeito) seguindo o caminho decidido por Gandalf antes de sua queda em Moria, e Aragorn, Legolas (Orlando Bloom, lindo loiro e de trancinhas - e isso é tudo o que posso falar da interpretação do moço) e Gimli (John Rhys-Davis, ótimo como o anão mais rabugento da Terra Média) indo vingar a morte de Boromir (Sean Bean, perfeito com as nuances de arrogância e bravura) e salvar Pippin (Billy Boyd, tão hilário e inocente como o personagem do livro) e Merry (Dominic Monaghan, o Charlie de 'Lost') de morrer nas mãos de Saruman. O clima é melancólico, duas baixas na Sociedade, caminhos separados. A promessa de um segundo filme mais empolgante fica resumido na frase de Aragorn: "Let's hunt some orc!"

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates