Home » , , » A difícil tarefa de ser a parte do meio!

A difícil tarefa de ser a parte do meio!

A situação era preocupante, cerca de meia hora de créditos antes (isso se você teve a sorte de ver em DVD, pois no cinema foi um ano), deixamos Frodo e Sam a caminho de Mordor, sem guia e sem mapa. Merry e Pippin sequestrados por Uruk-hai, com Aragorn, Legolas e Gimli em seu encalço. Gandalf e Boromir? Mortos!

Começa aqui a injustiçada parte do meio de O Senhor dos Anéis, As Duas Torres. Sim injustiçada, pois apesar de ter muita ação e novos ótimos personagens, não tem o frescor do primeiro e a dramaticidade do último, o que faz muita gente o deixar meio de lado.

Cheio de reviravoltas, o filme mostra a sociedade em tarefas separadas. Frodo e Sam continuam sua longa, longa mesmo,  caminhada com um inesperado guia, que em algumas linhas deve ganhar um parágrafo só dele neste post. O elfo, o anão e o futuro rei recebem a tarefa de lutar ao lado dos homens, que vão medir forças com Saruman e sua verdadeira fábrica de criaturas horrendas de batalha. Enquanto Merry e Pipin conseguem aliados mais, digamos, ecológicos.

É nessas duas últimas frases que residem um dos pontos mais interessantes da trama. E embora o mérito seja de Tolkien, convenhamos não funcionaria se Jackson não soubesse transpor para as telas. Estou falando da oposição entre a indústria de batalha de Saruman e a força, literal, da natureza através dos Ents. Mensagem ecológica, criativa, eficiente e nada chata.
Manda ver, árvore!

Contudo, uma coisa chamou minha atenção. A certa altura Barbárvore esclarece aos hobbits: "Os Ents decidiram não se envolver, essa batalha não é nossa". Ei! Essa não é a justificativa número 1 daqueles que tem preguiça de cuidar do planeta? O que Tolkien queria que pensássemos a partir disto? Ainda pensando... A propósito, desde que atiraram maçãs em Doroty, árvores não me deixam tão animada como quando destruíram Isengard.

A edição estendida traz alguns detalhes interessantes e até cruciais que ficaram de fora da versão para a telona, como a idade de Aragorn (que é, muito,  abençoado com longevidade) e a origem do cavalo que o resgata do rio. E, atendendo às minhas preces, mais espaço para Faramir, que ameniza um pouco o absurdo de levar Sam e Frodo para Osgiliath, transformando o caçula do regente de Gondor em uma versão menor de Boromir.
Faramir não é Boromir!

Sim, Faramir ainda é menos nobre e mais parecido com Boromir do que me lembrava do romance, mas ao menos agora ele dá uma ajudinha. Também pode se dizer que a passagem ajudou Gollum, que estava perdendo a briga para Sméagol (sua personalidade original), a voltar com toda força e instabilidade que carrega.

Falando na personagem interpretada por Andy Serkis. Gollum não apenas recriou a perfeição a personalidade do ser corrompido pelo Anel, como redefiniu a referência de personagens digitais. Tudo bem, não houve tantos antes dele (pobre Jar Jar Binks), mas todos que vieram após tiveram o pequeno hobbit como referência. Oscar para Andy Serkis? Até concordaria, se houvesse uma concordância de que o trabalho não foi só dele, e o prêmio fosse entregue em conjunto para o pessoal do CGI. Afinal fizeram metade do trabalho.

Sou mais legal que Arwen, vou para a batalha!
E como nem só de impressionantes cenas de batalhas, avanços tecnológicos e mensagens ecológicas e edificantes vive um filme de fantasia atualmente, ainda tem romance sofrido, e amor platônico (Éwoyn, uma mulher enfim, já estava parecendo o clube do bolinha), o perfeitamente asqueroso Grima,  e humor, especialmente na disputa/contagem de corpos entre Legolas e Glimi, e na fome interminável de Merry e Pippin.

Dessa forma, As Duas Torres sobrevive bem à cruel tarefa de ser um filme, sem início ou fim. A injustiçada, embora extremamente competente, parte do meio.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates