3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Brasileiros no Oscar

Vinícios de Oliveira, Fernanda Montenegro e Walter Salles
no Oscar de 1999, por Central do Brasil
Fevereiro é mês de Oscar. Este ano resolvemos entrar no clima da premiação da academia assistindo a alguns filmes brasileiros que foram indicados à estatueta dourada.  Ao todo 12 produções, ou co-produções brasileiras, receberam 19 indicações em diferentes categorias.

A primeira indicação veio em 1944 e a mais recente em 2012, ambas na categoria Canção Original, e com a cidade maravilhosa como tema. "Rio de Janeiro" de Ary Barroso do filme Brazil, concorreu em 1944. Este ano é a vez de "Real in Rio", escrita por Sérgio Mendes e Carlinos Brown, para a animação Rio.

Nenhuma das canções concorrem pelo cinema nacional. Foram criadas por artistas brasileiros, para produções estrangeiras. Brazil é uma produção do Reino Unido enquanto, Rio dos é "estadunidense". A animação ao menos também tem parte do elenco e diretor brasileiro, Carlos Saldanha.

Fernando Meireles e seus
coleguinhas diretores oscarizados
Em mais de 60 anos desde a primeira indicação, apenas uma produção foi vencedora,  Orfeu Negro. Curiosamente, a academia considera este longa como filme francês devido a nacionalidade de seu diretor, apesar de ser uma produção italo-franco-brasileira e ter sido filmado em português, com atores Brasileiros em terras tupiniquins.

Gostou de descobrir detalhes das participações brasileiras no prêmio mais importante da sétima arte? Continue acompanhando o mês Brasileiros no Oscar, aqui no blog e descubra muito mais!

0 comentários: