Home » , , » Uma viagem de volta à infância

Uma viagem de volta à infância

Toy story é um filme que impressiona. Tecnicamente falando, por se tratar de uma animação de 1995 com tanta qualidade numa plataforma que ainda crescia no mercado e lançou a Pixar como autoridade no assunto e referência para outros estúdios. Artisticamente, por contar tão bem uma história simples de forma criativa e divertida. E emocionalmente, por transportar cada adulto que assiste a esse longa-metragem imediatamente para a infância. Mesmo em 2012.
É impossível não sorrir logo nas primeiras cenas, em que Andy usa toda sua imaginação criando as mais variadas situações com seus brinquedos de estimação. Dinossauros, caubóis, cachorros, cabeças de batata e caixas de papelão convivem perfeitamente no universo fantástico criado pelo menino. E não era assim nas nossas brincadeiras também? O mundo do faz de conta sempre foi mais interessante do que a realidade por suas infinitas possibilidades. E não deixa de ser curioso que a primeira animação totalmente computadorizada resgate o lado mais lúdico dessa fase tão especial da vida.

Aliás, essa ideia do novo tornando o anterior obsoleto é o próprio mote do filme. Woody (voz de Tom Hanks), o boneco preferido de Andy vê seu reinado ameaçado com a chegada de Buzz Lightyear (voz de Tim Allen), um patrulheiro estelar que acredita realmente ser um herói do espaço. Animado com a novidade, o menino deixa os outros brinquedos um pouco de lado, o que causa um ciúme desmedido no caubói. Não demora muito para que ele perca seu lugar cativo na cama do dono e seus desenhos pendurados na parede sejam substituídos por enormes pôsteres do rival. É o fim de uma era. 

Como se não bastasse a disputa interna, os dois ainda precisam enfrentar Sid (voz de Erik von Detten), o menino que mora na casa ao lado e cujo divertimento preferido é destruir brinquedos. Aliás, os momentos que Buzz e Woody passam na casa de Sid são divertidíssimos. O quarto do garoto parece um circo de horrores, cheios de brinquedos deformados, sem cabeça, pernas quebradas e pedaços de outros objetos fazendo as vezes de membros, como Frankensteins em miniatura. O pavor do xerife só aumenta quando ele deduz que as criaturas são canibais. Ao mesmo tempo, Buzz tem o maior choque de sua vida ao descobrir que foi fabricado em Taiwan e que não pode voar.

Como se vê, o enredo não poderia ser mais simples, mas é bem amarrado e brinca muito com as situações que vão sendo criadas ao longo do caminho. Um exemplo são as criaturinhas verdes que habitam um dos jogos do Pizza Planet e que adoram "o Garra". Mas são mesmo os personagens adoráveis e esse gostinho de infância que tornam Toy story um filme especial. Porque pioneirismo nenhum no mundo nos faz querer voltar a assistir ao filme tantas vezes. Tem que ter algo mais. Criatividade, sensibilidade e inteligência contam tanto quanto competência nesse caso.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates