Home » , , » Curiosidades de O Beijo da Mulher-Aranha

Curiosidades de O Beijo da Mulher-Aranha

O Beijo da Mulher Aranha foi a primeira produção independente a ser indicada ao Oscar de melhor filme.

Baseado no romance El beso de la mujer araña, escrito pelo argentino Manuel Puig em 1976, no mesmo ano em que a democracia é novamente derrubada em seu país, apenas três anos após ser reestebelecida.

O Beijo da Mulher Aranha foi produzido logo após o auge da repressão política na América Latina. Em 1979, de todos os treze países da América do Sul, apenas três – Colômbia, Guiana e Venezuela – não eram governados por uma ditadura militar. 

A história do filme traz um exemplo clássico do "filme dentro do filme". O filme, fictício, se chama Her Real Glory (em português: A Verdadeira Glória Dela) e teria sido produzido pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. 

O ator Burt Lancaster, que recebeu um agradecimento especial nos créditos finais. Foi ele quem iniciou o projeto de O Beijo da Mulher-Aranha, na época nome provisório do filme ainda era Molina. Lancaster procurava financiamento para o filme desde 1981, quando Babenco. Lancaster estava interessado em interpretar Molina, mas teve que desistir após sofrer um ataque cardíaco em junho de 1983, aos 70 anos de idade.

Após a saída de Burt Lancaster do projeto, Hector Babenco cogitou rodar o filme com  Paulo José e Chico Díaz nos papeis principais. Mas Raul Julia sugeriu o nome de um amigo, o até então pouco conhecido galã de Corpos Ardentes, de 1980, seu filme mais lembrado. William Hurt acabou ficando com o papel e por ele ganhou seu único Oscar em 1985.

Custou menos de 1 milhão de dólares e arrecadou mais de 17 milhões apenas nas bilheterias norte americanas. 

AliceBraga não sabia falar inglês na época das filmagens, e todas as suas falas tiveram que ser decoradas foneticamente.

Durante os ensaios, Hurt e Julia tiveram problemas para encontrar a química necessária entre seus personagens. Hurt sugeriu que eles experimentassem trocar de papéis. Os ensaios deram certo e Hurt sugeriu a Babenco que os atores deveriam trocar de papéis nas filmagens do filme também. O diretor não aceitou a troca.

Hurt e Julia teriam trabalhado de graça no filme, recebendo apenas o dinheiro de suas passagens e hospedagem no Brasil. 

Manuel Puig foi quem primeiro adaptou sua própria obra, no formato de uma peça de teatro. A adaptação, entretanto, só veio após o lançamento do filme.

Após o sucesso do filme, 1993 foi produzido um musical homônimo na Broadway. O espetáculo foi encenado 904 vezes no Teatro Broadhurst a partir de 3 de maio daquele ano. Recebeu quatro prêmios Tony, melhor peça musical, melhor atriz em peça musical (Chita Rivera) melhor roteiro de peça musical e melhor trilha-sonora de peça musical.

Versão nacional do espetáculo da Broadway

2 comentários:

Hugo disse...

É um filme forte, um dos melhores de Babenco, valorizado principalmente pelas interpretações do trio de protagonistas.

Até mais

Fabiane Bastos disse...

Com certeza, merece o espaço por aki.

Valeu pela visita.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates