Uma Thurman


Uma Karuna Thurman. Um nome tão diferente tem um significado muito bonito: filha de budistas, Karuna significa "compaixão" e é um dos set pilares do Budismo.  Uma atriz versátil e camaleônica como poucas, já apareceu na sua telinha várias vezes.   Foi em uma outra história de Tarantino que a alçou a um status de musa cult - um filme que você já deve ter ouvido falar: Pulp fiction - Tempos de violência (que a gente já comentou aqui no blog). Ela já havia participado de outras produções anteriores, mas, com certeza, Pulp fiction foi o grande marco de sua carreira.

Uma começou a carreira como modelo, mas foi em Ligações perigosas (Dangerous Liaisons, 1988) que a atriz começou a chamar a atenção do público e dos críticos. Mesmo assim, sua carreira não deslancharia ainda: vários filmes foram fracassos comerciais, e Uma chegou a "ganhar" um Framboesa de Ouro (o Oscar dos piores do ano) por sua atuação em Even cowgirls get the blues (1993). Pois é. 

Já no ano seguinte ao desastroso "feito", veio a ascenção ao estrelato: Pup Fiction, Tarantino e o resto é história. Sambando na cara da sociedade, ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua Mia Wallace, a namorada doidona do gângster de cabelos estilo Cleópatra, que dança descalça e toma milk shakes de 5 dólares. Desde então, Uma vem alternando filmes que são sucesso de crítica (como o futurista Gattaca, 1997) e de público (Batman & Robin, também de 1997, em que interpretou uma sensual e um tanto drag Hera Venenosa, toda ruiva e coberta de plantas) e outros que não chegaram a chamar a atenção nem de um, nem de outro. Sua última participação de peso antes de uma breve pausa no cinema foi na adaptação cinematográfica de Les miserábles, em 1998. Entre 1998 e 2002, ela se dedicou totalmente ao papel de mãe: tempo integral para os dois filhos com o ator Ethan Hawke, seu parceiro de elenco em Gattaca. O casal se divorciaria algum tempo depois (Uma também foi casada com Gary Oldman, mas o casal não teve herdeiros - pena!). Vida que segue.

E seguiu muito bem. Seu pé-de-coelho particular, Tarantino esperou que a sua musa decidisse retornar à ativa para enfim tocar o projeto de Kill Bill. Os volumes 1 e 2 da saga só renderam elogios à dupla, e Uma voltou a ocupar lugar de destaque nas mídias. Uma torna-se uma das mais bem pagas atrizes de Hollywood - não sai de casa por menos de 12 milhões de dólares por filme. Após uma tentativa (fracassada?) de reviver a gloriosa dupla de Pulp fiction com John Travolta no filme Be cool -o nome do jogo (Be cool, 2005), a atriz pareceu se dedicar a filmes de comédia romântica: Terapia do amor (Prime, 2005), Minha super ex-namorada (My super ex-girlfriend, 2007), Marido por acaso (The accidental husband, 2008)... Nenhum fez muito sucesso, principalmente com os críticos. Mais recentemente fez uma particiáção no blockbuster Percy Jackson e o ladrão de raios (Percy Jackson & the Opympians: The lightning thief,  2010) como a Medusa. Ao que parece, seus maiores sucessos de público e crítica são mesmo as parcerias com Tarantino. Alguém reclama?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates