Genial

Ditadores? Mais pareciam duas crianças birrentas. Oh, wait...
Não havia outra palavra em meu vocabulário que definisse melhor este O grande ditador (The great dictator,1940) e o artista por trás desse espetáculo: Charles Chaplin. Eu confesso que não sou muito fã de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial (exceto por A lista de Schindler, Bastardos inglórios - que a gente viu mês passado aqui no blog - e essa obra-prima de Chaplin) justamente por causa do tom politizado que sempre cerceia o olhar dos diretores. Ou endemonizam um lado, ou o outro. Não quero entrar no mérito da questão, só me incomoda que nunca existe um equilíbrio. Numa guerra desse nível, pra mim, todos que arquitetam são vilões, e todo mundo é vítima.

E o que esse filme traz de diferente? A risada, muitas vezes involuntária. Chaplin é da época do cinema mudo, expressão corporal é tudo. Ele é capaz de arrancar risos de qualquer um, só com um andar torto, uma pisada em falso, um troca-troca infinito de cadeiras, cumprimentos que não se acertam (quem nunca?). Os trejeitos do ditador Hynkel (Charles Chaplin) são memoráveis, e a adição de som foi só um plus: o que seria da gente só imaginando os resmungos do ditador? E o soluço com tilintar de moedas? Chaplin soube introduzir o som em seus filmes sem que eles se tornassem mais importantes que o restante da história. Pare e analise, se tirarmos o som e acrescentarmos cartelas de falas, o filme não vai funcionar do mesmo jeito?

O Barbeiro: sequências tão memoráveis quanto a do ditador Hynkel
Além disso, ele não deixou de ser político. Criticou tanto a um quanto a outro, fez referências claras a Stalin e Hitler, aos campos de concentração. E ainda assim encontrou um jeito de fazer graça, de fazer rir. A melhor comédia é a inteligente, e o filme é repleto da mais fina ironia, do sarcasmo mais apurado. E o filme é tocante (quem não se emociona com o discurso lindo e inflamado do Barbeiro [também interpretado por Chaplin] ao final do filme?), hilário, histórico, político. Genial talvez nem seja a palavra certa...


Com os personagens Hynkel, o ditador tresloucado e megalômano, e o Barbeiro, um humilde trabalhador que só queria voltar a trabalhar (e, quem sabe, arrumar uma namorada), Chaplin nos fez ver que todos somos os dois lados da moeda. Somos mocinho e vilão, loucos e normais, causadores do caos e lutadores em busca de paz. Vai direto pra lista dos filmes favoritos mais queridos de todos os tempos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates