3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 1 de abril de 2012

Mês Chaplin

Sir Charles Spencer Chaplin,  ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. O mais homenageado cineasta de todos os tempos. Condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972), horarias que recebeu ainda em vida.

Nasceu em 1889, e morreu em 1977.  É considerado um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith. Nos palcos desde criança, sua carreira no entretenimento durou mais de 75 anos. Fundou a United Artists em 1919, ao lado Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith.

Embora colecione méritos e personagens a maioria as pessoas o conhece por "The Tramp", O Vagabundo. Na Europa conhecido como Charlot, no Brasil também recebeu o nome de Carlitos. Um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e um pequeno bigode-de-broxa.

Levando seu trabalho para multidões por décadas, inclusive as mais difíceis do século XX (durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais), influância as gerações seguintes até os dias atuais. A lista de famosos que influenciados por ele é extensa, inclui Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e outros diretores e comediantes.

Bengalas e chapéus-coco a postos, Carlitos retorna* à nosso sofá!

*Em 2010 o DVD, Sofá e Pipoca  assistiu à Luzes da Cidade, que fazia parte da lista original saída do Almanaque do Cinema Omelete.

0 comentários: