3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Curiosidades de O Garoto

Chaplin levou quase um ano fazendo este filme, seu primeiro longa metragem.

O filme também é considerado um dos primeiros longa-metragens que realmente misturou comédia e drama, como a sua abertura já previa: "Um filme com um sorriso, e talvez uma lágrima..." (A picture with a smile, and perhaps a tear...)


Além disso foi o primeiro filme em que Chaplin permitiu dividir os créditos por um sucesso. Jackie Coogan foi, juntamente com Charles, o astro principal.

Coogan se tornou uma das primeiras personalidades infantis da história, recebendo honras de príncipes, presidentes e do próprio papa, durante sua turnê pela Europa.

O filme custou 300.000 dólares, e rendeu 2.500,00 dólares, líquidos.

Sonorizado em 1937, com música de Henry Verdun. Ganhou nova trilha composta por Chaplin em 1971.

Segundo Jackie Coogan, os métodos de Chaplin para colher uma interpretação dele eram no mínimo curiosos: para a cena em que ele precisou que o garoto chorasse (ao ser levado para o orfanato), Chaplin o levou para um canto e contou que seus pais lhe levariam realmente para um orfanato. O garoto começou a chorar. Nada didático!

Alguns atribuem o fato de o filme revelar uma sensibilidade extra na relação entre o vagabundo e o garoto ao fato de Chaplin ter perdido um filho durante as gravações.

No Brasil foi lançado em DVD juntamente com Vida de Cachorro, também estrelado por Chaplin.

Selecionado pela Biblioteca do Congresso dos EUA para a preservação no National Film Registry em dezembro de 2011 como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".

2 comentários:

Anônimo disse...

I can not thank you adequately for the posts on your web site. I know you'd put a lot of time and effort into them and hope you know how much I appreciate it. I hope I'll do exactly the same for someone else at some point.

Anônimo disse...

I truly find this a interesting subject. Never looked at this subject in this manner. If you are planning to create more articles relating to this subject, I definitely will be back in the near future!
HTTP://www.CoolMobilePhone.net