3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 6 de maio de 2012

Filmes de guerra

Segundo a Wikipédia: guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. Goste ou não, está aí uma das coisas que a humanidade aprendeu a fazer desde o início dos tempos.

Logo, não é de se admirar que o gênero "filmes de guerra" também exista desde os primórdios do cinema. Contado do ponto de vista de um lado ou de outro, de ambos, de terceiros ou ainda como propaganda, "justificativa" ou incentivo para guerras foras das telas. Alguns, apenas uma coleção de explosões, tiros, golpes de espadas e outras armas, de acordo com a época. Outros, disputas fantasiosas entre personagens fictícios. Ainda há aqueles que são verdadeiras aulas de história.

No final todos servem de base para reflexões sobre nosso mundo, nossas atitudes, e como caminha a humanidade. Já assistimos a um dos primeiros grandes filmes de guerra, O nascimento de uma nação ganhou uma semana dedicada a ele em 2010. Agora vamos dedicar um mês ao gênero, à reflexão e, quem sabe, além de cinéfilas melhores, nos tornamos pessoas mais conscientes do mundo a nossa volta.

Acompanhe uma das listas mais difíceis de definir aqui no blog (existem muitos, muitos filmes de guerra). E não esqueça de nos ajudar a escolher um deles em nossa enquete!


0 comentários: