Home » , , » A guerra vista de perto

A guerra vista de perto


"Eu quero cumprir o meu dever para com o meu general e o meu país, mas não quero morrer por nada". A frase, dita por um soldado japonês encurralado, diante da derrota iminente, resume bem Cartas de Iwo Jima. De um lado, o patriotismo que é uma das marcas mais profundas da cultura nipônica, que ganha ainda mais força com um dos principais valores desse povo: honra. Do outro, o sentimento irracional que invade qualquer representante da espécie humana ao se aproximar da morte: o medo. E esse dilema interno, como mostra o delicado filme dirigido por Clint Eastwood, pode ser tão ou mais devastador quanto as poderosas armas do inimigo.

As cenas de soldados se explodindo chocam, mas o que dá mesmo um nó na garganta é o olhar perdido de Saigo (Kazunari Ninomiya), um simples padeiro que foi arrastado para o meio do conflito antes de sua filha nascer. As sequências do ataque aéreo impressionam pela qualidade, mas o que perturba mesmo é o constrangimento do general Kuribayashi (Ken Watanabe) ao informar a seus subordinados que o Império não vai enviar reforços para impedir que eles sejam massacrados pelos americanos. As crianças japonesas cantando em homenagem aos bravos guerreiros de Iwo Jima comove, mas... e a esperança desses homens?

A opção por planos mais fechados nas batalha mostram que o interesse do cineasta é oferecer ao público um olhar microscópico sobre esse episódio, praticamente ignorado pelo Ocidente, da Segunda Guerra Mundial. De que adiantam milhares de figurantes e efeitos especiais em sequências grandiosas se aquilo não te emociona? Claro que é possível identificar alguns clichês do gênero e até alguma romantização excessiva em certos pontos, como no caso dos radicais tratamentos dados aos prisioneiros por ambos os lados. Mas, relevando-se esses pequenos deslizes, e com a ajuda de um elenco irrepreensível, roteiro e direção fazem um bom trabalho ao construir esse cuidadoso retrato de quanto uma guerra, seja ela qual for, é capaz de desumanizar todos os envolvidos.


A impecável fotografia do longa dá preferência a cores pouco saturadas, cinzentas, amarronzadas. Soldados e oficiais se misturam com uma facilidade incrível às cavernas, às rochas, ao "sagrado solo japonês". Visualmente, o que se destaca, portanto, é o amarelo do fogo, que invariavelmente significa morte, e o vermelho da bandeira nacional, que acaba simbolizando o sangue derramado por essa convicção tão arraigada.

Ao usar bastante o recurso do travelling, acompanhando a movimentação dos soldados naquele campo minado, Eastwood também nos aproxima de cada japonês que vai sendo abatido durante o caminho. Quando Saigo é cumprimentado pelo general por ter sobrevivido à queda do Suribachi, não tomamos aquilo como um elogio. Sabemos que não foi fácil, que ele teve sorte algumas vezes e foi covarde em outras situações. Ele não é um bom soldado. Aliás, cabe perguntar o que ser um bom soldado significa. Ele era apenas um padeiro, que preferia estar em casa, cuidando da mulher e da filha. Assim como tantos outros, ele estava disposto a servir seu general e seu país, mas, sem dúvida alguma, não queria morrer por nada.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates