3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O dia em que Chaplin nos tirou do sofá

Pois é. Esse dia foi especial. Apesar de já estarmos em nosso terceiro ano de blog, e de todas as experiências que vivemos, e tudo o que aprendemos com esses filmes maravilhosos que vimos, ainda faltava um encontro 'oficial' do trio de blogueiras.
Explica-se. O projeto inicial do blog foi da Fabi e da minha irmã, Giselle. Eu só entrei porque pentelhei pra participar, fato. Pois bem, o caso era que a Gi conhecia a Fabi, mas eu não. E eu só fui conhecer a Fabi pessoalmente agora, num sábado ensolarado de abril - o sábado em que nós fomos ao Centro Cultural Helio Oiticica, na Praça Tiradentes - centro do Rio de Janeiro, para ver a exposição sobre o gênio Charles Chaplin.

A exposição é imperdível. Recheada de fotos e vídeos, contam a trajetória de Chaplin e de seu personagem mais famoso: Carlitos, Charlot, Vagabundo. Pode chamar como quiser. São fotos de bastidores de alguns filmes, de cenas famosas, do ator descaracterizado, atrás das câmeras, o encontro com personalidades...  A que mais me marcou, nesse sentido, foi a de Chaplin com Albert Einstein. Dois gênios numa única foto. Sensacional.

Há várias citações e trechos de entrevistas de Chaplin, videos com trechos de filmes. Mas, como todo bom encontro de galera, sempre tem que ter algum recadinho de Murphy, já viu, né? No calorão do Rio de Janeiro, fomos nós para o Centro Cultural buscar refúgio no ar condicionado e... Não é que o mesmo estava em manutenção? Justo no dia que a gente foi? Pois é. E, pra completar, ficamos sem ver as projeções. Fomos avisadas que os projetores estavam sendo desligados naquele momento, em que nós pusemos os pés dentro da galeria, para evitar o superaquecimento. Acreditem.

Então, o que fizemos? Ficamos, lógico. E não nos arrependemos. Depois da foto clássica em frente ao banner da exposição (que ficou em cartaz de março a abril, exatamente o período em que tivemos nosso mês de homenagem aqui no blog - o que foi pura coincidência, diga-se), decidimos: cineminha. Lógico que lá vai ter ar condicionado. Partimos então pra ver 12 horas, um filme bem razoável, diga-se. E, lógico, faltava a foto do trio. Que lugar melhor pra tirar essa foto que dentro do cinema, ao lado do pôster de Os Vingadores? 

Mico? Isso é coisa da sua cabeça. Nós estávamos comemorando. E temos que agradecer ao Chaplin, que por essa feliz coincidência, fez com que nos encontrássemos. E a você, querido leitor do blog, que acompanha nossos pitacos, vota em nossas enquetes e nos incentiva a seguir com o projeto, mesmo aos trancos e barrancos. Que venham os próximos encontros!

1 comentários:

Geisy Almeida disse...

Adorei o dia! E que venha o próximo encontro das blogueiras!