Home » , , » É ele. É ela. É ele...tenho certeza!!!

É ele. É ela. É ele...tenho certeza!!!

É exatamente assim que reage o Sr. Bianchi, dono da companhia férrea, a cada depoimento dos passageiros da primeira classe do Expresso Oriente. Não que o personagem seja volúvel e mude de ideia sem critério algum, mas porque nesta adaptação do romance de Agatha Christie todos são suspeitos até que Poirot prove o contrário.

Assassinato no Expresso Oriente, o nome é bastante auto-explicativo. Ocorre um assassinato no trem de mesmo nome que levava de Istambul à Londres. O(s) Assassino(s) não contava apenas com dois detalhes, a presença do famoso detetive Hercule Poirot (excentricamente interpretado por Albert Finney), e uma inconveniente barreira de neve que impede a chegada do trem em seu devido tempo. E proporciona o tempo suficiente para o detetive colher pistas e desvendar o misstério.

Entretanto, para um filme que gira em torno de um assassinato, este demora bastante a acontecer, quase meia-hora. O motivo? Antes somos devidamente informados sobre outro crime aparentemente sem conexão com o mistério do trem, o sequestro e posterior assassinato da menina Daisy Armstrong. É claro que há ligação.

A vítima do trem Ratchett (Richard Widmark), é na verdade o mandante do sequestro da menina. E como se não fosse suficiente, Poirot ainda nos informa das terríveis consequências da morte da pequena. O resultado: uma certa simpatía pelo assassino oculto, afinal Ratchett teve o que merecia.

O estranho (para aqueles que como eu não conheciam o personagem) detetive, investiga a cena do crime, encontra pistas espalhadas por todo o vagão, interroga todos os passageiros. Todos tem motivos, e muitos tem  meios para matar o vilão. Logo é bastante justificável, que o Sr. Bianchi acuse veementemente cada um deles.

Nesse meio tempo, encontramos vários rostos conhecidos, e grandes interpretações vindas deles. Uniforme e sem tropeços o elenco não decepciona. O destaque fica com a pomposa e desagradável princesa interpretada por Wendy Hiller, a assutada beata vivida por Ingrid Bergman e o inconfundível Sir Sean Connery em eficiente e explosiva participação relâmpago.

O expresso em si é um personagem. Luxuoso, e claustrofóbico ora parece oferecer pouco espaço e muito tumultuado para encontrar qualquer pista.  Ora parece encurralar seus suspeitos em suas estreitas cabines. Especialmente na cena da grande revelação, onde onde o espaço parece reduzido propositalmente, ao espaço de um corredor, para deixar tudo muito mais tenso.

Com todas as peças na mesa, literal e figurativamente, resta ao detetive montar o quebra-cabeças. E a nós meros mortais, tentar acompanhar com frágil ilusão de que também poderíamos descobrir por conta própria.

E embora a explicação de Poirot seja incrível, para mim faltou uma explicação para que esta fosse completamente coerente.  Peço ajuda a você caro leitor para me explicar: se o assassinato ocorreu da maneira  que o detetive esclareceu (versão longa), como a porta da cabine da vítima estava trancada por dentro com a corrente? Teria o(s) assassino(s) retornado à cena do crime (dizem que eles sempre voltam, né), acorrentado a porta, e saído pela janela, que não abre? Ou o falecido teve um espasmo pós mortem que miraculosamente colocou a corrente no trilho? 

Quem souber por favor, acalme minhas noites insones com esta dúvida. Se não houver explicação eventualmente, vou aceitar e voltar a dormir em paz. Afinal, assassino que mata assassino...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates