Home » , , » Suspense que não ofende a inteligência do espectador

Suspense que não ofende a inteligência do espectador


Eu confesso. Gostei de A maldição do espelho. Digo isso porque minha primeira experiência no universo agathachristieriano não foi das melhores. Há alguns anos resolvi ler "Assassinato no Expresso do Oriente" e me senti feita de idiota (mas isso é assunto para o próximo post...). Já neste longa, pude conhecer a simpática Miss Marple, que parece ser uma companhia adorável para os leitores de Christie, e tive a impressão de que toda a reviravolta na trama é bastante sincera. Talvez, no livro, a história tenha sido um pouco diferente, mas no longa de Guy Hamilton, o mistério fica no ar durante boa parte da projeção, mantendo o interesse da plateia, mas o desfecho não ofende nossa inteligência.

Desde o início da história, fica claro que o misterioso assassinato de Heather Badcock não tem uma solução simples. A simples reconstrução da história é complicada: as testemunhas precisam buscar elementos no fundo da memória, em busca de detalhes que podem ser fundamentais para a investigação. E esse processo é falho, assim como a própria memória humana, seja por distração, questões emocionais ou, simplesmente, dissimulação. Portanto, os flashbacks, aparentemente repetitivos (embora sejam cada vez mais reveladores), conseguem se justificar. A fã tagarela teria simplesmente aborrecido a grande estrela Marina Gregg (Elizabeth Taylor)? Seria Lola Brewster (Kim Novak) tão fria a ponto de inventar uma entrada triunfal enquanto tentava matar a rival em sua própria festa?

Como em toda boa história de suspense, há vários suspeitos para o crime, cada qual com seus motivos. Mas sempre paira no ar a fatídica sensação de que há algo mal contado nessa história. Pelos próprios personagens, que fique claro. E aí, é só juntar as peças, mas talvez você não tenha tanto conhecimento quanto Miss Marple (quem tem, aliás?). Uma pena esse ter sido o único filme em que Angela Lansbury interpreta a famosa detetive! Gostaria muito de ver outras aventuras dessa senhorinha.

E o elenco foi mesmo acertadíssimo. Liz está perfeita como a atriz que tanto pode ser uma coitadinha ou uma cobra peçonhenta. Kim Novak irrita cada vez que aparece em cena, sinal de que achou o tom exato da personagem. Rock Hudson, mesmo grisalho, mantém a pose de galã e convence como o marido apaixonado que faz tudo pela esposa. Geraldine Chaplin, que conheci no mês Chaplin aqui no blog, é mesmo uma intérprete impressionante. Quem merecia mais espaço nesse elenco estelar (surpreendente para uma produção modesta como essa, que, em muitos momentos, lembra um telefilme) é Tony Curtis. Martin N. Fenn não é mais do que um coadjuvante de luxo. Pouco, muito pouco para um intérprete como ele.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates