Home » , , » A Verdadeira Mata Hari

A Verdadeira Mata Hari

Sim ela existiu! Margaretha Gertruida Zelle nasceu em Leeuwarden, no ano de 1876. Filha do Adam Zelle, com a descendente de javaneses, Antje van der Meulen. Atualmente é tida como símbolo da ousadia feminina.

Perdeu a mãe aos 15 anos, tentou se tornar professora, mas não conseguiu. Se casamente com Rudolf John MacLeod, com quem teve dois filhos também fracassou. Depois disso ela mudou-se para Paris. É la´que sua história começa a ficar interessante.

Mata Hari
Ela posava como uma princesa javanesa e se tornou uma dançarina exótica. Adotou o pseudônimo Mata Hari quer dizer "olho da manhã", é a palavra mais usada para "sol" em malaio e língua indonésia. Também era cortesã e teve casos amorosos com vários militares e políticos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ela dormiu com inúmeros oficiais, franceses e alemães. Virando peão da intriga internacional. Historiadores nunca conseguiram confirmar se ela fora realmente uma espiã, ou qual suas atividades.

Ela foi a julgamento na França em 1917. Foi acusada de atuar como espiã e agente dupla para a Alemanha e França. Sua execução é incerta. Alguns rumores afirmam que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outros que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar.Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.

Verdadade ou não, o longa Mata Hari de 1931 apenas aumentou o mito. Existe uma outra versão do filme Mata Hari de 1985 com a atriz holandesa Sylvia Kristel, embora sua repercussão não chegue nem perto do sucesso com Greta Garbo.

Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Mata Hari também é mencionada no seriado Charmed, no episódio 13 da sexta temporada, Phoebe Halliwell (Alyssa Milano) incorpora o karma de Mata Hari. Ela também é um "quase" caso de Dimitri Borja Korosek, personagem principal no livro O Homem que matou Getúlio Vargas de Jô Soares.


0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates