Home » , , » Adolescência em estado puro

Adolescência em estado puro


Faça um exercício simples e tente se lembrar de quantos filmes americanos sobre adolescentes você já viu na vida. É provável que tenham sido muitos, e mais provável ainda que os estereótipos se repitam em todos eles. Mas aí você se depara com Gatinhas e gatões, que resolve aprofundar os clichês sobre esse universo e se recusa a se manter na superficialidade. É comédia rasgada, mas conduzida com muita sensibilidade, e possui diálogos tão convincentes que fazem pensar se John Hughes não é o pseudônimo de uma adolescente de 16 anos. Porque a angústia, os medos, as alegrias e decepções que todo mundo passa nessa idade passam diante dos nossos olhos nesse filme. 

O mote do filme (que dá origem ao nome original do longa, Sixteen candles) é o aniversário da protagonista, Samantha (Molly Ringwald). Mas toda a crise provocada quando a família esquece essa data tão importante é só uma desculpa para remexer algumas feridas que a passagem do tempo causa na jovem. Ela se sente frustrada por não ter o corpo "perfeito", se sente invisível diante do cara por quem é apaixonada, não tem a atenção que a irmã mais velha (prestes a se casar) e o caçula (um pentelho insuportável) necessitam. A cena do ônibus escolar, propositalmente exagerada, diz muito sobre essa consciência da mudança: aquele bando de pirralhos fazendo algazarra parece o fim do mundo para ela e a amiga. Afinal, elas não são mais crianças. Ao mesmo tempo, ela não tem um carro para ir ao colégio sem ser importunada. É dura essa vida de adolescente! Ao mesmo tempo, é comovente vê-la se abrindo sobre sua vida amorosa com o pai, com todas as limitações que essa situação impõe. Bonito de se ver.

Enquanto é assediada por um CDF totalmente sem noção, vivido por Anthony Michael Hall, Sam morre de amores mesmo é por Jake (Michael Schoeffling), o bonitão que namora uma das garotas mais populares da escola. Mas o que parece seguir a tal cartilha dos estereótipos vai ganhando novos contornos quando a gente vê que o nerd quer tirar onda de garanhão, o bonitão não veste uniforme de futebol e se cansa da beleza vazia da namorada, e essa... Bem, essa não tem muito mais o que mostrar mesmo, mas é divertida. Luxo dos luxos é ter John e Joan Cusack como coadjuvantes e personagens secundários como Long Dong e sua namorada.

Não é à toa que Molly se tornou musa dos adolescentes e ícone das adolescentes das décadas de 80 e 90, graças a infinitas reprises do filme na Sessão da Tarde. Gatinhas e gatões consegue identificação imediata com os jovens sem ter que cair nas armadilhas da artificialidade que acomete as produções contemporâneas, de Malhação a Glee. Roteirista e diretor habilidoso, Hughes fala de igual para igual, não julga, não condena, se coloca no lugar do seu público. E não precisa ser politicamente correto pra isso. Tem coisa melhor do que uma fila de garotos na puberdade dando dinheiro aos nerds da escola para ver uma calcinha de menina? O que é pra virar piada, vira piada. O que é pra virar reflexão, vira reflexão, sem sermões, sem artifícios, sem falso moralismo. E se tiver final feliz, então, melhor ainda.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates