Home » , , » Botões iluminados, bip-bips e low definition!

Botões iluminados, bip-bips e low definition!

As vezes o apocalipse vem mas simplesmente não acontece. Nas versões mais animadas ele é evitado por rapazes, um velho bebado e um anjo caído. Em O Enigma de Andrômeda, o futuro está nas mãos de um grupo de cientistas escolhidos a dedo depois que uma cidadezinha é dizimada por...

... essa é a questão! Ninguém sabe como a população sofreu morte instantânea. Mais misterioso ainda é como um velho e um bebê sobreviveram. Contudo está enganado se acha que o mistério é a coisa mais complicada de entender neste longa.

Cercado de tecnologia (estilo anos 70, muitos botões iluminados e barulhos, mas pouca definição), e abarrotados de protocolos, fica difícil compreender a lógica da estação cientifica com cinco níveis e super-isolada. Mesmo o filme perdendo bastante tempo para mostrar os diversos níveis de descontaminação pelo quais os cientistas tem de passar antes de lidar com as cobaias.

Sim, "cobaias"! É assim que são tratados pela maioria o velho e o bebê. Apesar da nomenclatura, crueldade mesmo são os experimentos com os animais. Curiosamente os cientistas tem dúvidas na hora de decidir se vão eliminar a possível forma de vida que está causando isso, por provavelmente ser inteligente, mas não hesitam em sacrificar animais em sua pesquisa. E a crueldade é aparente na tela, e nos faz questionar se nos créditos vai ter aquela frase: "nenhum animal foi ferido durante as filmagens".

A montagem "moderninha", usa diversos quadros para mostrar várias coisas ao mesmo tempo na tela. Não é super-original, mas surpreende uma vez que você não espera encontrar em um pacato filme dos anos 70.

Sim, "pacato"! Fora a tensão gerada pelo desconhecido e o iminente perigo de morte, nada mais acontece no filme. São duas horas, de discussões, linguagem técnica, escolhas estranhas dos protagonistas e monitores de computador em duas cores. Ainda assim, é difícil não continuar assistindo. Se pela forma como é o mistério é conduzido ou pelo interesse no futuro da humanidade, não sei dizer. Mas é hipnotizante!

Mas uma coisa é certa, as vezes o apocalipse acontece. As vezes é remediado, evitado. Mas o mais bizarro é que algumas vezes não deveria existir e muito menos ser contornado. E além dessa mensagem, este filme, mais cientifico que apocalíptico traz uma experiencia incrível fora da tela.

P.S.: Incríveis os trajes sanfona, da sala de exames!!!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates