Home » , , » Ei, não é musical?!

Ei, não é musical?!

Então o filme que inspirou o musical homônimo da Broadway, Hairspray não é um musical? Tem muita música, fato! Afinal grande parte da ação se passa em um programa musical de TV, mas ninguém sai por aí cantando e dançando para expressar o que está sentindo (a não ser por um bêbado na rua, mas ele não é importante para a história).

Antes de termos a MTV e os video-clipes, tínhamos programas como o Colin Corny Show, onde jovens criavam as mais modernas danças, ao som dos mais recentes sucessos. Uma febre entre os adolescentes de Baltimore. Participar do programa era o sonho da rechonchuda Tracy Turnblad (Ricki Lake). E não é que a moça consegue o trabalho! O que irrita a patricinha Amber Von Tussle (Colleen Fitzpatrick).

A situação piora quando a moça se assume pró-integração, irritando uma minoria poderosa que ainda acreditava em separar negros e brancos. A partir daqui o filme ganha contornos mais sérios, fazendo piquetes, manifestos e prisões pela causa.

Se você conheceu a história antes pela versão de 2007, ou nos palcos, é praticamente impossível  não fazer comparações. Ou ainda encontrar referências (inversas, já que este inspirou o musical), que vão desde objetos de cena, figurinos, frases que inspiraram canções e finalmente porque Tracy não usa mais Hairspray ao fim do filme. (e as moças do BBB, se achavam originais passando os cabelos à ferro)

Muito parecido, mas incrivelmente diferente. Os personagens, locais e temas ainda são os mesmos, mas o tom é completamente diferente. O mundo deste longa é mais caótico, bagunçado, tumultuado e até meio sujo. Características que se aplicam a um roteiro com muito conteúdo, e inúmeros personagens. Preciso encontrar alguém que conheça apenas essa versão para descobrir se funciona bem. Uma vez que mesmo conhecendo a história, para mim ficou uma sensação de muita coisa para assimilar em apenas 1 hora e meia de projeção. 

Ainda assim um bom filme, que ganha muito pelo seu estilo nonsense e politicamente incorreto enquanto trata de um assunto sério e super político. Um dos longas mais curiosos que assistimos aqui, mas ainda prefiro a versão musical. E não apenas porque adoro quando os personagens começam a cantar e dançar quando bem entendem. A adaptação conseguiu tirar os excessos, e as partes confusas, apresentando esta ótima história com um roteiro bem "redondinho". E claro, pelas músicas!
Tratamento psiquiátrico para deixar de gostar da  "cor errada"!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates