3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curiosidades de Poltergeist - O Fenômeno

Poltergeist - O Fenômeno teve duas sequências, Poltergeist II - O Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988). Comercialmente é o filme de maior sucesso da trilogia Poltergeist.

É um dos raros filmes em que Spilberg tem o crédito de escritor, e seu primeiro como produtor.

Um dos primeiros filmes a lidar com EVP (Fenômeno de Voz Eletrônica).

O filme é é bastante parecido com um episódio da série de TV americana "Twilight Zone" chamado "Little Girl Lost", que teria servido de inspiração para a obra.

Apesar dos créditos do filme indicarem Tobe Hooper como diretor, na verdade ele ficou apenas encarregado de rodar as cenas. A grande maioria das decisões criativas foram de Steven Spielberg, roteirista e um dos produtores.

Um aviso no Holliday Inn diz "Welcome Dr. Fantasy and friends". Dr. Fantasy era o apelido de Frank Marshall, produtor do filme.

O filme que aparece na TV em uma cena logo no início de Poltergeist é Dois no Céu (1943), mais tarde refilmado pelo próprio Spielberg como Além da Eternidade (1989).

Dana Freelin
Dominique Dunne, que interpretou a jovem adolescente Dana Freeling, morreu no mesmo ano do lançamento do filme, asfixiada pelo então namorado.

As mãos que puxam a pele do rosto do investigador no espelho do banheiro são de Steven Spielberg.

A maneira estranha dos membros da família descer as escadas no começo do filme foi criado pelos atores que caminharam para trás escada acima e reprodução do filme foi feita ao contrário. O mesmo efeito foi usado mais tarde no filme na cena que mostra a reprodução de vídeo dos fantasmas.

A casa usada para cenas deste filme está localizada em Simi Valley, Califórnia, onde ele permanece até hoje. A família que morava na casa quando este filme foi rodado ainda vive lá.

Contagem de corpos: 1 (o pássaro na gaiola).

Drew Barrymore foi considerada para o papel de Carol Anne, mas de Steven Spielberg queria alguém mais angelical. Foi a audição de Barrymore para este papel, no entanto, que rendeu o papel em ET - O Extraterrestre.

Poltergeist - O Fenômeno foi rodado na mesma rua que ET - O Extraterrestre porque o diretor Steven Spielberg fez os dois filmes ao mesmo tempo.

Um dos poucos filme de Steven Spielberg a não ter música de John Williams.

A equipe de produção usou esqueletos humanos reais porque era mais barato comprar estes em vez de os de plástico.

Heather O'Rourke manteve o peixinho dourado Carol Anne tinha no filme.

0 comentários: