Home » , , » Ele escolheu ser o Superman!

Ele escolheu ser o Superman!

A principal mensagem de O Gigante de Ferro é para não nos importarmos com que os idiotas dizem sobre nós. Afinal nós somos o que escolhemos ser, certo? E o nosso protagonista escolheu ser aquele que salva o mundo! Mas calma, estou me adiantando.

O garoto Hogarth Hughes vive em uma cidadezinha no interior dos EUA, nos anos de 1950.É filho de Annie, uma mãe solteira que trabalha muito para sustentar a família sozinha, por isso Hogarth passa muito tempo sozinho. Em uma de suas aventuras solitárias acaba encontrando um robô gigante. Com um galo na cabeça, o tal Gigante de Ferro não faz ideia de quem seja, de onde está ou porque chegou aqui. Logo Hogart o transforma em seu grande companheiro, ensina tudo o que sabe ao novo amigo, com a eventual ajuda do dono do ferro velho, Dean. Mas é claro, que o governo atrapalha a diversão. No auge da paranoia da Guerra Fria, envia a figura do obcecado General Rogard para investigar os boatos que agitam a cidadezinha.

O medo é que o Gigante seja um invasor alienígena, ou pior uma arma secreta de destruição de massa dos inimigos do outro lado do globo. Felizmente, o robô não faz ideia de quem seja, e o filme não está preocupado em explicar sua origem. O foco é apenas preservar tão magnífica e pacífica criatura.

Simples e inteligente, é difícil fugir do cliché e não dizer que "é uma aventura para todas as idades". Mas é! De verdade, afinal, tem muito longa por aí que ganha o título mas não chega nem perto de atingir tal feito. Bem humorado, cheio de ação,e claro, boas mensagens não é complicado para os pequenos, nem entediante para os adultos. Além de recheado referências que vão dos quadrinhos famosos e cults (Spirit!!!) a clássicos da ficção-cientifica. (quem encontrou os Ets de Guerra dos Mundos devidamente representados levanta a mão!)
A animação une com eficiência cenas feitas à mão com animação computadorizada. Usa uma paleta de cores menos vibrantes que o usual em filmes infantis, e em algumas cenas faz um interessante jogo de luz e sombras, quando seus personagens seguram lanternas por exemplo. Cria um visual próprio e mostra para as animações de hoje em dia que precisa uma overdose multicolorida, só porque é uma animação infantil.


O tom de aventura, lembra bastante os longas com crianças de Spilberg lançados dos anos de 1980, como ET e Os Goonies. Com personagens carismáticos e crianças aparentemente muito mais espertas que os adultos. 

São tantos atributos que fica difícil entender porque o filme não caiu nas graças do público (foi um fracasso de bilheteria, no brasil lançando diretamente em home-vídeo). Se você é o que escolhe ser, este longa escolheu ser ótimo. Eu, escolho ser fã da animação, provavelmente a melhor de ficção-científica que já vi!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates