Home » , , » Vivendo e aprendendo

Vivendo e aprendendo

O menino Hogart e o Gigante de Ferro
Eu tinha muito receio de ver esse filme, por um único motivo: eu sabia que iria me apegar ao robô gigante que tem um coração tão gigante quanto ele e que acaba se tornando amigo de um esperto menininho. Sim, porque os posteres de O gigante de ferro (The Iron Giant, 1999) são sempre a imagem de um gigante assustador acolhendo um menino confortavelmente sentado em sua mão. E por quê eu sabia que iria chorar? Porque adultos em geral não tem um coração tão grande e generoso quanto um menino de 11 anos. Ou um gigante de metal alienígena.

Hogart Hugues (Eli Marienthal) é um menino que vive sozinho com a mãe, uma mulher batalhadora que trabalha como garçonete em uma lanchonete para sustentar o filho. Ele vive arrumando amiguinhos para levar para casa, bichinhos que quer cuidar. Então descobre a existência de um gigante de ferro nas redondezas quando este come sua antena de tv. Com a inocência e boa vontade que só as crianças tem, ele ajuda o grandão esfomeado que acaba por destruir uma estação de luz elétrica e fica preso nos cabos energizados. Ali começa uma amizade improvável. Um robô gigante, de 30 metros de altura, demonstra aprender rápido as coisas que o ávido e pequeno Hogart quer ensinar a ele. Para alimentar o novo amigo, ele consegue convencer, na base do cansaço e insistência o jovem artista Dean McCopin (Harry Connick, Jr.), um escultor de sucata que vive num ferro-velho. Até ele ensina artesanato ao gigante, que o ajuda a construir algumas novas esculturas enquanto aprende o que pode comer e o que não pode na pilha de sucatas de Dean. Mas nem todos estavam dispostos a entender o dilema do robô gigante, que havia caído na Terra e parecia não se lembrar de onde havia vindo. 

Querendo mostrar serviço para seu general e com raiva do monstro que comeu parte de seu carro, o detetive Kent Mansley (Christopher McDonald) resolve fazer como a maioria dos humanos amedrontados: parte pro ataque sistemático. A paranoia de ter um robô gigante espião que não faz parte do poderio militar dos EUA obviamente assusta, porque pode ser usado contra eles. Se é a favor, não ia haver chiadeira nem chororô. O Gigante (que foi dublado, ora vejam, por Vin Diesel - um brutamontes que parece ter bom coração) parecia feliz e em paz com o menino e sua comida abundante no ferro-velho, mas uma inocente (?) brincadeira de atirar no bandido fez ativar o mecanismo de defesa do robô. E por isso ele quase mata seu amigo com um tiro de laser mortal. 

O Gigante sendo aceito pela população: só precisamos de uma chance de mostrar quem realmente somos antes de sermos apedrejados
Com todo um destacamento do exército no seu pé, era óbvio que o robô fosse surtar - mas ele não surta. Ele houve seu amigo e tenta fugir. Mas é perseguido e acaba por ser atingido, deixando o pobre Hogart, que ia consigo, caído na neve inconsciente. Ele havia aprendido que armas matavam, e acreditou que havia matado seu melhor amigo. Com raiva, resolveu vingar-se das coisas que o levaram a fazer aquilo. Mas Hogart não estava morto, e fez o impossível para conseguir impedir a destruição de seu amigo. Ele até impediu que um navio do exército fosse pras cucuias quando fez a consciência do robô vir à tona, mas a raiva havia invadido Kent (que não queria ser tomado como tolo novamente) e liberou o comando de lançamento do míssil. Provando mais uma vez ser mais humano que muito homem por estas bandas, o Gigante se despede de seu amigo, repete a ele as coisas que aprendeu e escolhe ser o Superman: vai de encontro ao míssil, com um sorriso nos lábios de metal, para salvar a Terra. Nessa hora, eu chorei. Eu sabia que ia chorar. Porque sei que tem muito mais gente pronta pra detonar um míssil na cabeça da gente do que pronta pra ouvir o que temos a dizer.

Esse filme poderia ser dito que não é feito para crianças, por ter um clima tenso do início ao fim. A gente sabe, desde o início, que o robô gigante vai se meter em encrencas simplesmente por não ser uma cria humana e que os seres humanos tendem a ser cruéis antes de ser simpáticos. Eu sabia que ia chorar, e não queria ter visto o filme. Mas a mensagem é tão positiva, no fim de tudo, que eu acho que esse é um filme quase obrigatório para crianças. Talvez elas entendam até melhor que eu, pois tem o coração mais puro e estão mais abertas a novidades que nós, burros velhos, preguiçosos e cheios de medos paranoicos e infindáveis. Às vezes é preciso que uma animação de um robô alienígena feito de ferro venha nos ensinar um pouquinho do que é humanidade...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates