Home » , , » O sinistro fardo de Rosemary

O sinistro fardo de Rosemary


Nunca vi um filme de terror tão "aconchegante" quanto O bebê de Rosemary. Um espectador desavisado pode achar estar diante de um romance ou algo do tipo quando o casal protagonista procura um novo apartamento. Recém-casados, apaixonados, planejando um filho, eles vivem uma fase excelente. E a casa dos sonhos só vem reforçar o quanto este momento é especial. Mas o perigo morava bem ao lado.

Apostando no que tem de melhor - uma excelente trama e um elenco afiado -, o thriller de Roman Polanski abre mão de artifícios batidos e privilegia o estado psicológico dos personagens. Nada de sustos fáceis, banho de sangue e cenários sombrios. Sim, há uma morte súbita logo no início, mas até isso parece reafirmar a tranquilidade do lugar, já que os vizinhos de Rose (Mia Farrow, inspiradíssima) e Guy (John Cassavetes), Minnie (Ruth Gordon) e Roman (Sidney Blackmer), parecem realmente chocados com a notícia. Aos poucos, aliás, os velhinhos entram forçadamente na vida do casal, o que a jovem acaba aceitando por acreditar que aliviaria o luto dos idosos. E é aí que a coisa começa a ficar realmente assustadora.

A verdade sobre o que se passa no apartamento vizinho só é revelada bem aos poucos, mas desde cedo é possível perceber que há algo estranho no ar. Para o público, a verdade é revelada na perturbadora cena da concepção (esqueceu de que há um bebê na história?), em que os inocentes vizinhos fofoqueiros se revelam membros de uma sinistra seita. Mas a pobre Rosemary, fortemente dopada, não pode ter certeza de que tudo não passava de um sonho. A sugestão da criatura, mostrada apenas parcialmente, por meio de patas, garras e olhos, se mostra uma decisão acertada: desperta a curiosidade sem correr o risco de cair no ridículo. E é justamente por isso que entra tão fácil no nosso inconsciente (tente puxar pela memória que logo você saberá do que estou falando). 


Um dos aspectos mais fortes do filme é a transformação da personagem principal. Linda como nunca no início do longa, Mia Farrow vai definhando diante dos nossos olhos. Magra ao extremos, com olheiras profundas e com aquele corte de cabelo (que virou moda!), que lhe dava um ar ainda mais frágil, Rosemary se torna digna de pena. Manipulada por todos em sua volta, inclusive pelas pessoas em que mais confiava (o que torna tudo ainda mais aviltante é a participação do marido no tal plano, por um motivo tão mesquinho), ela passa a ter dúvidas até da própria sanidade. Quem não duvidaria? Para piorar, o amigo que tenta alertá-la sofre graves consequências. 

Não bastassem tantas dificuldades, Rosemary ainda sofre um golpe final, mais uma mentira cruel, capaz de desestabilizá-la de vez. Por isso, nada nos prepara para aquele desfecho, por mais que nossa torcida sempre tenha sido a de que ela descubra toda a verdade. Em meio a tanta sordidez, a cena final é de uma ternura incomparável. Em meio a tudo isso, ainda há beleza. Não creio que algum outro diretor ou alguma outra atriz conseguiriam construir um momento como aquele. Ainda bem que essa história (que, dizem, é bem fiel ao livro) caiu nas mãos certas.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates