3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sábado, 6 de julho de 2013

"Eu queimo, eu definho, eu pereço"

"Eu queimo, eu definho, eu pereço" toda vez que o desafio do DVD, Sofá e Pipoca traz um dos meus  filmes favoritos (que aliais é uma lista para lá de extensa) para a "degustação" e análise. Isso porque a memória afetiva atrapalha bastante na hora de ver os prós e contras de uma produção. Mesmo assim a gente tenta!


Na casa dos Stratford Bianca pode namorar, se Kat namorar. Mas para o tormento da caçula, Kat (Julia Stiles) é um tipo difícil, não faz nada para acompanhar ou agradar os outros, e não está nem um pouco interessada nos rapazes do colégio. Na escola, basta o recém-chegado Cameron (Joseph Gordon-Levitt), avistar Bianca (Larisa Oleynik) para cair de amores pela moça e criar um plano para burlar a regra do rígido pais da garotas. Ele convence o popular e mau-caráter da escola, a pagar o valentão também da escola para sair com  Kat. Patrick (Heath Ledger) até que topa, mas aí o plano dar certo é outra história.

Acredite ou não, essa intricada trama é nada mais nada menos que o enredo e A Megera Domada de William Shakespeare, caso o dramaturgo tivesse registrado essa história no final do século XX, ao invés de meados século XVI. É aí que esta o maior mérito do longa!

O roteiro de 10 Coisas que Eu Odeio em Você, consegue adaptar tão clássica história para seu público ideal, o jovem. Sem se preocupar com a pompa e a arrogância de estar adaptando um grande clássico do dramaturgo mais influente do mundo, traz soluções inteligentes para a diferença de épocas. Não tem medo de fazer concessões, o texto de Shakespeare por exemplo, traz matrimônios forçados, e abrange em grande parte a rotina do casamento, coisas difíceis de imaginar em 1999, especialmente entre pessoas tão jovens.

E por incrível que pareça, o filme ainda consegue fazer interessantes referências ao dramaturgo e ao universo em que suas obras foram criadas. Pádua High School, está instalada em um castelo (que aliais era realmente uma escola na época), muitos dos nomes das personagens foram mantidas, ou fazem referência a algum detalhe da vida e obra do Bardo. Em uma referência mais direta, Mandella (Susan May Pratt) a melhor amiga de Kat é fanática pelo autor. (veja mais em nosso post de curiosidades)

Não é pole dance!
Outros pontos fortes são a trilha sonora, com uma extensa lista que traz pop, rock alternativo e rock clássico. Além do hit de 1967 "Can't Take My Eyes off You", que de repente tornou-se sucesso da "molecada" com a interpretação do saudoso Heat Ledger. E claro, o elenco jovem que rendeu algumas estrelas na ativa até hoje.

Pontos fracos? Tem sim. Ainda é uma comédia romântica adolescente, boba, com uma ou outra piada mais baixa, sem grandes pretensões ou filosofias de vida. Seu principal propósito é divertir. Então aproveite! Quem sabe no caminho você não é contagiada pela força da protagonista, herdada do clássico que a inspirou?

0 comentários: