Home » , , » Tenta ser épico, falha com estilo

Tenta ser épico, falha com estilo

Ó enfadonho longa de Michael Radford, tentas com tanto afinco ser um épico, mas falha veementemente em tal tarefa.  Como podes falhar com enredo tão interessante é difícil dizer? Por certo não é culpa de sua trama, habilmente enredada pelo bardo. Muito menos de seu elenco estelar que se esforça para parecer verossímil um modo tão antigo de falar.

Estas aí o problema mais evidente, um modo de falar nada convincente. Tais personagens declamam as frases como se estivessem no palco, o que para o expectador pode soar um tanto quanto falso. Principalmente aqueles que, como eu, conseguiu apenas uma cópia dublada. E olha que não sou daquelas que implica com a versão a brasileirada. Para mim soou cansativo e arrastado, por isso preciso perguntar aos meus colegas que conseguiram assisti-lo legendado: deu melhor resultado?

Seja qual for a resposta, contudo, a produção não posso culpar por errar em uma tarefa em que também acabei de falhar. Caramba é difícil escrever em "Shakesperês", então é melhor eu parar!

Brincadeiras à parte. Este é mesmo o grande problemas de O Mercador de Veneza. Bem produzido, o filme tem belas locações e figurinos. O elenco de grandes nomes também cumpre sua tarefa. Mas a transposição completa do texto de Shakespeare para a tela, causa estranhamento, soa artificial e cansativo, espantando o expectador.

O jovem Bassanio (Joseph Fiennes) e o mercador Antonio (Jeremy Irons) pegam um empréstimo com o judeu Shylock (Al Pacino), para poder cortejar a bela Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Mas o relacionamento entre cristãos e judeus na veneza do século XVI, não é das melhores. Judeus são excluídos e hostilizados pela religião que escolheram. Shylock aproveita a oportunidade para finalmente se vingar de um dos cristãos que cuspiram (literalmente) nele. Exigindo o pagamento da dívida, um pedaço da carne do mercador.

Qual é a dessas duas?
Soma-se aí, uma moça judia que quer casar com cristão. O difícil teste para merecer a mão de Portia. E o uma dupla de esposas cheias de artimanhas para descobrir a verdade sobre seus marido. Tornando tudo mais complexo e interessante. Como se as questões morais que a trama central levanta por conta própria não fossem o suficiente.

Uma adaptação fiel e bem feita, apesar do excesso de pompa que sua linguagem enfeitada carrega. Uma pena que por causa disso não vá agradar a maioria.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates