3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

The Merchant of Venice

Gareth Hinds
The Merchant of Venice, ou O Mercador de Veneza é uma comédia trágica de Shakespeare que teria sido escrita entre 1596 e 1598.

Em Veneza do século XVI, o jovem Bassânio pede dinheiro emprestado ao amigo Antônio para ir a Belmonte pedir a mão de Pórcia. Por sua vez, o amigo procura o agiota judeu Shylock e garante um pedaço de sua própria carne caso o pagamento do empréstimo não seja feito como combinado. A partir daí­, uma série de armações, disfarces e desencontros acontecem,colocando em questão tudo que há de melhor e pior na alma humana.
Versão gráfica moderna e estilizada da pela, feita por Gareth Hinds
Versão de 1914
No cinema a peça inspirou várias obras, a grande maioria com o mesmo nome. Em 1914 Lois Weber, tornou-se a primeira mulher a dirigir um longa-metragem nos Estados Unidos com a produção de The Merchant of Venice. Ganhou versões para a TV em 1973, 1980, 1996 e 2001.

The Maori Merchant of Venice ("O Mercador Maori de Veneza" - 2002), dirigido por Don Selwyn, doi produzido na Nova Zelândia em maori, com legendas em inglês. 2003 trouxe Shakespeare's Merchant, dirigido por Paul Wagar.
O Auto da Compadecida

Nas telas tupiniquins a referência mais interessante está em O Auto da Compadecida. João Grilo (Matheus Nachtergaele), oferece uma tira de couro das costas de Chicó (Selton Mello) como garantia de pagamento de uma dívida.

0 comentários: