Home » , , » Leon e Mathilda

Leon e Mathilda

Muito antes de Hit Girl (Kick-Ass) chamar atenção ao empunhar várias armas habilmente em cena, existiu Mathilda. O papel de estreia de Natalie Portman pode não ter o currículo da super-heroína-mirim, mas surpreende em realismo. Contudo ,comecemos pelo princípio, o titulo original do filme é Leon.

E Leon (Jean Reno) é um matador solitário, que tem sua rotina alterada quando aceita a pequena Mathilda como aprendiz. Não que a menina já não vivesse em um ambiente violentamente estimulante. Sua família fora chacinada por causa do envolvimento de seu pai com drogas. Sangue frio, a menina chega em casa quando os assassinos ainda estão no local, compreende a situação, disfarça e passa direto de seu apartamento para bater às porta de Leon. Casou ainda não esteja envolvido pelo longa, após esta cena o interesse é inevitável. 

Acompanhamos então essa relação improvável se desenvolver, disfarçada de filme de ação. Meio lento intelectualmente e reprimido emocionalmente Leon é uma figura paterna para lá de inapropriada, mas é o melhor que Mathilda já teve. Solitária e problemática é a menina que insiste na convivência inicialmente forçada, que não demora muito a gerar incomuns laços de afeto.

Incomuns e reais, Mathilda e Leon tem defeitos e problemas reais e sua relação se desenvolve em torno e apesar deles. Tudo isso sem ser piegas ou clichês, e com atuação impecável especialmente da pequena Natalie que graças à lentidão intelectual e sentimental de Leon, por vezes carrega sozinha o convívio.  

Com protagonistas tão realistas, o vilão precisa ser mais caricato. Ok, isso não é uma regra real, mas aqui funciona muito bem. Gary Oldman aparece cheio de trejeitos e com uma maldade exageradamente doentia. Bastam poucos minutos em cena para causar terror.

Apesar de Mathillda e Leon serem personagens cheios de facetas difíceis de se encontrar no gênero, ainda é preciso boas cenas de perseguição e tiroteio, distribuídas pontualmente, até alcançar o frenético clímax. Afinal ainda é um filme de ação. Ação inteligente, simples, bem executada, com bons personagens e atuações impressionantes. Nem era preciso Mathilda empunhar tantas armas quanto a Hit Girl!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates