Home » , , » Mais amor, por favor

Mais amor, por favor

Romeu (Di Caprio) e Julieta (Danes): protagonistas da maior tragédia romântica já escrita
 Sempre que (re)vejo esse filme, Romeu+Julieta (Romeu+Julieta, 1996) eu fico abismada com várias coisas. Primeira, como é trágica a história do bardo; segundo, como esse filme é esteticamente perfeito; terceiro, que trilha sonora!; quarto, e não é que misturar a linguagem rebuscada da Inglaterra da era vitoriana funcionou na ensolarada praia de Miami; e, por último, mas o mais impactante: apesar de ser muito novo à época, essa é (pra mim) a melhor atuação do Di Caprio até hoje.

A história, talvez a mais famosa do universo, é conhecida - de um jeito ou de outro - por todo mundo: Romeu Montéquio (Leonardo Di Caprio) é o filho único da família Montéquio. Seu pai amargava um ódio eterno dos Capuleto, a família rival que tinha também uma única herdeira: a angelical Julieta (Claire Danes). E, por razões que só o destino (e Shakespeare) poderia explicar, ambos se apaixonam de forma tão arrebatadora que o rapazote esquece-se completamente de Rosalinda,a verdadeira razão por ele ter infringido as regras do bom senso e ter se infiltrado no baile de máscaras dos Capuleto. Com os homens de seu pai e seu primo Mercúcio (Harold Perrineau Jr., excelente), eles foram lá fazer uma farra, mas ninguém esperava que os filhos das famílias antagonistas iriam se conhecer e apaixonar. Com juras de amor eterno e beijos apaixonados, ficou decidido que eles iriam se casar, apesar das diferenças e do ódio entre as famílias. Então eles recorrem ao padre Lourenço (Pete Postlethwaite) para que os case em segredo. Pensando que isso ajudaria a dar um fim à terrível briga, ele aceita e os casa. 

Porém Tebaldo (John Leguizamo), primo de Julieta, não consegue esquecer que Montéquios invadiram a mansão Capuleto para farrear, e vai atrás de um ajuste de contas. Encontra os amigos de Romeu com Mercúcio e, em um duelo, acaba por matá-lo. Cheio de pesar e ódio, Romeu persegue Tebaldo e o mata também. Ambas famílias haviam sido avisadas pelo capitão da polícia Prince (Vondie Curtis-Hal) de que não haveria mais baderna na cidade por conta da rixa entre eles; com as mortes de Mercúcio e Tebaldo, Romeu é punido com o exílio. Se voltar a aparecer na cidade, será preso. Para solucionar o desespero dos jovens, o padre resolve ajudar o casal: manda Romeu para a cidade vizinha e pede que ele aguarde o seu aviso, enquanto ele se encarrega de dar a Julieta um poderoso sonífero, que a fará parecer morta (e depois acordar como se nada tivesse acontecido, quando já estivesse com Romeu) e impedir que Julieta seja casada à força com Paris (Paul Rudd, fofo como sempre mesmo em participação tão pequena).

Mercúcio (Perrineau Jr.) e Romeu (Di Caprio) no duelo com Tebaldo: armas no lugar de espadas
Seria perfeito, mas a gente sabe que a história acaba mal. Sem receber o aviso do padre, que ficou de lhe explicar sobre o plano de fuga de Julieta, chega aos ouvidos de Romeu a notícia da morte de sua amada. Desesperado, cego de dor e sem ver como a vida poderia continuar sem seu amor, Romeu resolve voltar à Verona e morrer ao lado da amada. Então ele tira a própria vida tomando um veneno, o mais forte de todos. Julieta acorda de seu sono e encontra o amado morto, então decide tirar a própria vida - pois sem ele, nada mais valia a pena. E assim termina a tragédia romântica mais famosa de todos os tempos.

Procurei traçar em linhas gerais como é a história, pois foi assim que Luhrman adaptou a Verona européia e medieval para uma ensolarada praia de Miami, tão americana e no estilo dos anos 1990. As cores fortes, o ritmo acelerado, as drogas e armas de fogo (lindamente batizadas de 'espadas'), a rixa entre famílias soando como guerra entre gangues... Ver o texto original, em inglês arcaico (juro que me emocionei com o "I love thee" gravado na aliança) em meio ao caos de cores e tiros me impactou de forma extremamente positiva. Acredito que os mais puritanos devem odiar esse filme, mas eu achei uma versão ousada e uma homenagem digna ao grande clássico. A trilha sonora é espetacular, o ritmo alucinado das cenas, as cores fortes, as atuações brilhantes dos personagens principais também reforçam meu elogio. Aliás, devo dizer que os melhores em cena são justamente Perrineau Jr e Di Caprio. Mercúcio não é um personagem fácil, ele tem amor pelo primo e pela família; se tivesse sabido antes que Romeu estava casado com Julieta não confrontaria Tebaldo por saber a dor que causaria a seu primo. A morte no duelo com Tebaldo é das mais trágicas e lindas, um show de emoção dos três principais envolvidos. Quanto a Di Caprio, sempre vou às lágrimas com ele nesse filme. É incrível como ele se entregou: mesmo tão jovem à época, ele faz o Romeu olhar com tanta devoção à sua amada que chega a ser quase sufocante. Quando ele recebe a notícia de sua amada morta, a dor que ele exprime no grito é dilacerante. Na cena da morte, em que Julieta acorda poucos segundo depois de ele ter ingerido o veneno (diferente da versão anterior, em que ela corda quando ele já está morto há algum tempo), dá vontade de torcer pra que ele não tome o veneno, que ele não morra, que Julieta abra logo a porcaria dos olhos e diga qualquer coisa antes de ele abrir o vidrinho!

Leonardo Di Caprio nunca atuou tão visceralmente como nesse filme
Mas não dá né? Várias concessões à adaptação da obra são aceitáveis, mas daí a dar um happy end, já é outra coisa. Achei as decisões de Luhrman acertadíssimas, e vendo o filme hoje, dá pra ver ali um mini-protótipo de Moulin Rouge sendo rodado. Romeu+Julieta é uma ótima versão da tragédia (vista como romance) mais linda de todos os tempos e um dos meus filmes mais queridos - mas que eu tenho que ver com moderação porque senão o coração não aguenta.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates