Home » , , » Como contar uma história macabra

Como contar uma história macabra

A cena mais icônica do cinema de todos os tempos, sem dúvida
Era uma vez Psicose (Psycho, 1960), um dos maiores clássicos (quem sabe, o maior?) do cinema. Sabia da cena de assassinato do chuveiro (e quem nunca a vira ou ouvira falar dela antes?), mas não sabia como ela se desenrolaria nem o contexto exato do momento do crime. Até que um dia, sem querer, alguém me contou um dos maiores segredos do filme e eu fiquei meio sem vontade de realmente assistir ao título, infelizmente. Sorte minha que ele estava na lista do blog, ou eu nunca veria essa pérola do cinema por pura birra.

A secretária Marion Crane (Janet Leigh), cansada de ter que se encontrar às escondidas com o namorado Sam Loomis (John Gavin), vê a oportunidade de mudar de vida quando seu chefe fecha um bom negócio na imobiliária onde trabalha e pede para que ela deposite o dinheiro no banco. Ela decide pegar esse dinheiro para si e começar uma nova vida ao lado de seu amor; afinal, não é todo dia que uma bolada de 40 mil dólares cai do céu. Mesmo assombrada por seus medos (era a primeira vez que ela cometia um delito, após 10 anos trabalhando sem parar), ela não iria desistir de seu sonho de casar-se com seu amado e viver feliz com ele sem preocupar-se com dinheiro. O que ela não contava era com o temporal na estrada, que a fez parar no Motel Bates para um pernoite apesar de estar muito perto da cidade onde Sam trabalhava.

O que ela não esperava era que Norman Bates (Anthony Perkins, espetacular), o dono do hotel, fosse um cara tão esquisito. Norman vivia com a mãe doente, que nunca saía de casa - a residência dos Bates era bem próxima do hotel - e, apesar de precisar dos visitantes, ela não gostava muito de estranhos. Irritou-se severamente quando seu filho hospedou a jovem Marion, pois ela era bonita e estava sozinha, e a senhora Bates achava que ela iria roubar seu filho, sua única companhia. Norman chegou a conversar com Marion depois que ela ouvira a discussão de mãe e filho, e Marion conheceu um pouco mais da infância perturbada de Bates. Um estranho mote para conversa fiada, mas... Era o que ela tinha naquela noite. Já se sentindo culpada e arrependida de sua aventura, preocupada com as consequências, Marion estava decidida a voltar para Phoenix e resolver sua situação. Mal sabia que sua determinação terminaria naquela noite, mais precisamente durante o seu banho (e que sua morte seria uma das mais icônicas cenas do cinema, com uma das melhores e mais memoráveis trilhas sonoras). Marion foi esfaqueada pela ciumenta mãe de Norman, que foi depois obrigado a retirar o corpo e sumir com as evidências do crime.

Norman Bates (Perkins): "Todos ficamos meio louco, às vezes"
Depois do desaparecimento repentino, a irmã de Marion, Lila Crane (Vera Miles) e um detetive particular contratado pela imobiliária estavam em busca de seu paradeiro. Arbogast (Martin Balsam), o detetive, chegou primeiro a pensar que Sam, o namorado de Marion, tinha algo a ver com o desaparecimento da moça - mais ainda, que ele estava envolvido na decisão dela de roubar o dinheiro de seu trabalho. Procurando por notícias de Marion em cada hotel das proximidades, Arbogast acabou por chegar no Hotel Bates. A conversa com o nervoso Norman o deixou com a pulga atrás da orelha, as informações que ele passava não eram nada consistentes. Arbogast quis conversar com a mãe de Norman, mas ele não permitiu; decidido a voltar e ter uma conversa com a senhora sem a presença do rapaz, ligou para Lila avisando do pouco que tinha descoberto e avisou que voltaria ao hotel para conversar com a senhora Bates. Prometeu dar novas notícias em breve, mas não voltou a ligar: pudera, a senhora Bates atacara novamente e deixava para o filho o trabalho de se livrar novamente do corpo. 

Achando estranha a demora de Arbogast, Sam e Lila resolvem ir até o xerife da cidade. Ele acha estranho o casal mencionar que Arbogast voltara para conversar com a mãe de Norman, já que ela estava morta havia dez anos. Entra em contato com ele, que afirma que o detetive esteve no hotel, mas não o vira mais depois que respondeu às perguntas dele. Como não sossegariam sem ter uma resposta satisfatória pelo sumiço dos dois, Sam e Lila decidem ir ao Hotel Bates para ver se conseguiam descobrir algo sobre Marion e Arbogast. Enganando Norman, que os colocara no quarto 10 e não no 1, que era o que Marion havia estado, ambos foram até lá bisbilhotar: encontraram no vaso sanitário os restos de um papel escrito por Marion, com uma conta matemática e os números 40.000 menos os gastos dela até ali. Sam decidiu conversar com Norman para despistar enquanto Lila iria para a casa dos Bates conversar com a senhora. Lá ela descobre que a casa estava vazia, mas sentia que havia algo de estranho. 

Norman conseguiu deixar Sam desacordado e voltou correndo para sua casa quando descobriu que eles o haviam enganado. Tentando se esconder do estranho dono do hotel, Lila acaba por descobrir um porão embaixo da escada. Lá, para horror dela, ela encontra o cadáver da mãe de Norman. Como um raio, ele aparece no local, vestido como a mãe, e tenta matá-la com uma faca - a mesma forma que havia matado Marion e Arbogast. Norman é impedido por Sam, que havia se recuperado e chegado à tempo de impedir o desastre. Já na delegacia, descobrem que Norman tinha problemas mentais, e que se fantasiava de Norma Bates (sua mãe) por remorso - fora ele quem a assassinara dez anos antes. Depois disso, ele nunca mais foi o mesmo, e sua personalidade dupla o fez cometer diversos crimes envolvendo jovens garotas bonitas, uma vez que elas perturbavam demais a ciumenta alucinação de Norma.

A cena do chuveiro é um belo exemplo da fotografia fantástica do filme
O filme é genial por vários motivos, desde a jogada de Hitchcock em comprar os direitos e todas as cópias publicadas do livro que inspiraram o roteiro (só para garantir a surpresa do final), a direção magistral de Hitchcock e as atuações maravilhosas de Perkins (Bates) e Leigh (Marion), esta mesmo em uma pequena participação são alguns dos trunfos da produção. A fotografia inteligentíssima (tente assistir ao filme pausando de vez em quando; analise cada frame congelado e perceba a genialidade do take) e a trilha sonora impactante também contribuem para a criação do clássico. Um filme irretocável e surpreendente, mesmo passado tanto tempo de sua estreia. Para mim que, já descobrira antecipadamente o final, nem era tanta surpresa descobrir a macabra dupla personalidade de Bates, ainda assim me surpreendi com a qualidade do suspense: o segredo é mantido e bem guardado por jogos de luzes, os crimes brutais são genialmente retratados, a trama é extremamente bem amarrada e executada. Ainda bem que não fui vencida por um spoiler.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates