3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Psicose (o remake)

Psycho
1998 - EUA - 104 min, cor - suspense/terror
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Joseph Stefano
Música: Bernard Herrmann
Elenco: Vince Vaughn, Julianne Moore, Viggo Mortensen, Anne Heche, William H. Macy

Reparou no roteirista em destaque acima?  Sim é o mesmo do filme original dirigido por Hitchcok. Isto porque este filme de 1998, é uma refilmagem ao pé da letra, mesmo.  Gus Van Sant copia em cores e com cenário dos anos 90 tudo que Hitchcock fez em 1960.

Não é exagero! Ele copia enquadramento, música, montagem e até a disposição dos móveis. As cores vibrantes de 1998, ao invés de acrescentar eliminam a aura de mistério que o preto e branco traz naturalmente. E o pouco de novidade que ele inclui na história como tornar explicito o conteúdo sexual, além de não funcionar, tem mais efeito cômico que dramático.

No elenco Anne Heche não é nada sutil ao tentar inutilmente mostrar a ambiguidade da personagem. Marion Crane parece um tanto quando "maluquinha" na sua pele. Vince Vaughn é Normam Bates (sim o comediante), preciso dizer mais? Julianne Moore e Viggo Mortensen (pré O Senhor dos Anéis), não acrescentam, nem atrapalham.

No final das contas, colorizar o original seria mais barato, e menos traumatizante para os fãs. Podemos dizer ao menos que diretor, elenco e equipe foram corajosos por embarcarem em tal empreitada. Por que aceitaram, já não sei dizer.

Quanto a famosa cena do banheiro? Bom, tirem suas próprias conclusões. 

0 comentários: