3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 27 de outubro de 2013

Você sabe o que é MacGuffin?

Não. Isso não é um MacGuffin.
MacGuffin é o termo cunhado por Alfred Hitchcock, para designar  o objecto que serve de pretexto para avançar na história, e que não tem tanta importância assim. Um objeto, uma pessoa ou mesmo um item misterioso, o MacGuffin  impulsiona a ação dos personagens, mas geralmente não tem tanta importância no conteúdo do filme, ou mesmo perde seu significado quando encontrado. Sua grande função na trama é oferecer a motivação para que esta exita.

Para usar um longa de Hitchcock como exemplo, em Psicose o MacGuffin é o dinheiro roubado por Marion, que logo perde a importância após a cena do Chuveiro. Eis alguns MccGuffins famosos:

Rosebud (Cidadão Kane), este é um dos misteriosos. É preciso assistir assistir à toda a vida Charles Foster Kane, antes de descobrir o que significava "Rosebud", última palavra que o protagonista sussurrou antes de morrer.

Um Anel (Trilogia O Senhor dos Anéis), pequeno, supostamente fácil de carregar, é por causa dele que conhecemos toda a Terra Média ao acompanhar a jornada de Frodo e Sam para destruí-lo. Também assistimos um bando de gente se empenhar em uma guerra por ele. Apesar de poderoso, ele não parece fazer muito além de tornar seu portador em um viciado que pode ficar invisível, e servir de GPS para o olho de Sauron.

Arca da Aliança (Indiana Jones - E os Caçadores da Arca Perdida) eles pesquisam sua história, encontram seu paradeiro, caçam a arca, brigam pela arca, e no final o artefato divino serve apenas como pretexto para matar um monte de nazistas malvados, antes de ser escondida novamente.

Planos da Estrela da Morte (Star Wars - Ep. IV: Uma Nova Esperança) não lembra? É para manter essas plantas a salvo, para aos rebeldes que Leia envia o R2D2 para Tatooine e inicia toda a jornada de "resgate a princesa". Só vamos lembrar dele por alguns segundos, quando alguém pluga um "usb" no robozinho para fazer o download.

Acompanhando o raciocínio, lembramos ainda da maleta em Pulp Fiction, o colar Coração do Oceano em Titanic, o pé de coelho em Missão Impossível 3, o Santo Graal em uma dezena de filmes.

Se ainda está difícil de entender, acompanhe a explicação pelo próprio Hitchcock e depois confira esta lista com todos os MacGuffins de seus filmes.

0 comentários: