Home » , , » Coronel mostarda com a chave inglesa na biblioteca...

Coronel mostarda com a chave inglesa na biblioteca...

Depois de seguir seu chapéu levado pelo vento, um estranho misterioso entra na casa de n°17. Lá em meio a muitas sombras encontra outro misterioso, caricato e exagerado homem. E um cadáver. Uma garota cai do telhado, com um telegrama misterioso. Coisas desaparecem. Mais pessoas chegam a casa. Todos se desentendem. E começa uma perseguição estilo gato e rato.

Com mistério até no título (ao menos no nacional), Mistério no número 17, joga o expectador direto no enigma. Quem é esse cara? Porque ele entrou no número 17? E esse outro? E quem é o cadáver? Porque foi morto? Por quem? É assim que ele mantém o expectador, que fica atento a cada detalhe tentando organizar as informações na cabeça, e desvendar, o que exatamente está acontecendo naquela casa.

O mistério é reforçado pela câmera fechada, não vemos muito do ambiente. Não que fosse adiantar mostrar mais, pois o pouco que vemos está envolto em sinistra e suspeitas sombras. E claro, aos poucos, vamos descobrindo que a trama envolve uma criminosos que acabaram de roubar jóias e um detetive em seu encalço. E tudo culmina em uma eletrizante perseguição em um trem. Eletrizante, para 1932.

Sim 1932. Este é o maior problema do longa. É uma época diferente, um ritmo diferente. E o que devia ter um efeito de mistério, soa repetitivo. O que deveria ser assustador parece cômico. Tudo por culpa da atuação e do roteiro que ainda carregam bastante da época em que o cinema não sabia falar. Apenas alguns anos antes. O filme ficou datado.

Se a idade atrapalhou filme. A qualidade da cópia que vi também não ajudou. Apesar do bom argumento e da curta duração o filme é cansativo. Quase não lembra as obras mais conhecidas de Hitchcock. Prova que até os mestres começam aos poucos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates