Home » , , » Deu vontade de rever o remake!

Deu vontade de rever o remake!

Correndo o risco de soar repetitiva, o ritmo é outro. Os expectadores de 1969, quando Bravura Indômita foi lançando, estavam habituados a outro cinema, que como qualquer obra de arte muda, e evolui (espero), com o tempo. E nesses mais de 40 anos muita coisa mudou. Logo, não é de se admirar, que eu tenha ficado com vontade de assistir ao remake de 2010. O que só prova que a história é boa, independente da época em que é contada.

Mattie Ross (Kim Darby) é uma menina decidida e esforçada. Feliz ou infelizmente, ela não puxou ao pai, não tão esperto, ele acaba morto por um homem que ajudava. Buscando justiça a moça contrata o nada recomendado xerife Reuben J. "Rooster" Cogburn (John Wayne) para capturar o assassino de seu pai. É claro, que a garota bate o pé para acompanha-lo na missão em território indígena. Outro interessado no matador, e na recompensa por sua cabeça, é o sargento La Boeuf (Glen Campbell) que se une à dupla na jornada.

O problema é que esta jornada demora a ter início, e precisamos assistir Mattie rodar a cidade resolvendo problemas com o cadáver, seus pertences, seus contatos, e convencendo Cogburn em longos diálogos antes do filme realmente começar. Some-se se aí a compulsão da menina em dizer sem hesitar para qualquer um que passe, seu nome, de onde veio, para onde vai e porque. Nada esperto entregar o ouro de cara, mas para ela parece que funciona. 

E então a busca começa, e aí fica interessante. É verdade o ritmo oscilante, que alterna entre ação e longas pausas pode não agradar alguns. Entretanto em momento algum soa como um equívoco, é apenas, o estilo da época.

Me desculpem os fãs de Wayne, mas seu mal alado xerife Cogburn me parece inofensivo durante toda a proteção. Não que ele não possa derrubar seus adversários, mas em nenhum momento acredito que ele vá fazer mal, ou ainda deixar Mattie correr algum perigo. Ainda assim, a química de opostos entre os dois é interessante e funciona. Especialmente se você souber que Wayne detestava Darby e os dois não se falavam fora das câmeras.

E por falar em Darby, sua mocinha impetuosa com cabelo "joãozinho", soa mais como uma mocinha teimosa  e arrogante que como alguém com desejo de vingança. O figurino, ao estilo "Maria Von Trapp", não ajuda muito na hora de acreditar que essa menina não vai fazer apenas besteiras pelo caminho. 

O outro componente deste trio, La Boeuf,  poderia servir de contraponto à rudeza de Cogburn. Entretanto, como essa rudeza não é tão aparente, mesmo com o tapa-olho e a bebedeira, o sargento parece só estar lá porque precisavam fazer número.

Mas, não engane pelos parágrafos acima. A saga da mocinha determinada e do cavaleiro solitário é um tradicional enredo western bem executado e merece sua atenção. Contudo se você não é fã do estilo, melhor optar pelo remake.

2 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Sim, dá vontade em mim também (de vez em quando) em rever o remake. O seu não é um caso isolado! Gosto muito dos dois filmes, que possuem ritmos bem diferentes.

abraço

marcelokeiser.blogspot.com.br

Fabiane Bastos disse...

Honestamente, prefiro o remake. Mas é puramente questão de gosto!

Obrigada pela visita!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates