Home » , , » Adaptação da adaptação da adaptação...

Adaptação da adaptação da adaptação...

Me enganaram, este filme não é exatamente um conto de fadas! Sim, ele é inspirado pelo clássico de Hans Christian Andersen, mas não conta necessariamente a mesma história. O conto de fadas é na verdade apresentado em forma de um belo balé durante a projeção.

Victoria Page (Moira Shearer) sonha em ser bailarina profissional. É apenas quando ela conhece Boris Lermontov (Anton Walbrook), diretor de uma famosa companhia de balé é que alcança seu sonho. O grande sucesso que fez seu nome, e que ela, por sua vez tornou famoso, foi Os Sapatinhos Vermelhos.

Clássico conto de artista que deve escolher entre a arte e o amor e de um produtor ganancioso que acha que possui seus artistas. O filme peca apenas em um aspecto, não se assumir como uma produção dançante. O longa perde tempo com introduções longas e excesso de personagens, e não aproveita aos transformar suas  longas elipses em novos números musicais.

Afinal, é a dança a melhor parte do filme. Não é para menos, sua protagonista é vivida por uma bailarina. E enquanto o mundo real é enfadonho e burocrático, a vida sobre os palcos  é uma bela abstração, digna das fantasias de contos de fadas. Especialmente, é claro, o número que apresenta o balé que da nome ao longa. Este sim, contando a história de Andersen, é uma longa e delicada sequencia de dança sensível e visualmente deslumbrante.

Em alguns momentos, a dança lembra os números musicais de Gene Kelly. A pegadinha mora aí, na verdade o astro de hollywood, não apenas se inspirou no filme como decidiu supera-lo, em seu longa Sinfonia de Paris (1951).

Um clássico pouco conhecido, Os Sapatinhos Vermelhos pode não se o melhor exemplo de conto de fadas, mas com certeza é matéria obrigatório para cinéfilos e amantes da dança. Que inspira gerações Gene Kelly desde à Martin Scorsese. E, se serve de consolo, tem um final tão melancólico quando o original de Hans Christian Andersen.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates