Home » , , » Mais trágico que a ficção

Mais trágico que a ficção

Vicky (Shearer): uma aristocrata que vai ter sua vida
transformada pelo seu amor à dança
Ok, todo mundo sabe que os contos de fada são mais trágicos do que o que acostumamos a ver nas versões da Disney (e há aqueles que achem isso um crime; eu, pessoalmente, acho que é só uma outra versão de um clássico - e não há nada de errado nisso), mas o desfecho desse conto deve ser um dos mais tristes de todos os tempos. Hans Christian Andersen devia ser um cara bem depressivo, coitado. Se em seu conto mais famoso a pobre sereiazinha morre depois que seu amor casa com outra, é bem compreensível do ponto de vista humano. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca sofreu por amor! Mas em Os sapatinhos vermelhos, ele deu um novo sentido à expressão morrer por amor. E aqui, é sobre um amor visceral, algo que completa a vida de alguém - não uma pessoa.

Na história, uma menina apaixonada por dança quer muito ser a melhor dançarina do mundo, e nunca mais parar de dançar porque isso a faz feliz. Com a ajuda dos sapatinhos vermelhos mágicos, ela consegue realizar seu sonho e é momentaneamente feliz até que, cansada de tanto dançar, não consegue parar por causa da mágica dos sapatos. Então, ela literalmente morre dançando. Essa é a essência do conto, e a moral da história é tomar cuidado com os excessos de suas paixões. Muito bem. E como se faz um filme sendo fiel a uma história dessas sem ser tão chocante assim? A dupla de diretores Michael Powell e Emeric Pressburguer decidiram transformar o conto em um espetáculo de balé filmado, onde o trágico final da mocinha teria um lindíssimo grand finale

A tentação dos sapatinhos vermelhos: um efeito especial muito bacana
Os sapatinhos vermelhos (The red shoes, 1948) ganhou uma história e diálogos adicionais e tomou forma: Vicky Page (Moira Shearer) é uma jovem aristocrata com o sonho de se tornar uma bailarina famosa. Sua tia aproveita a chance de um jantar para conseguir que ela dance para um renomado dono de companhia de balé, o senhor Lermontov (Anton Walbrook). Apesar de achar inadequado o oportunismo, ele acaba por conhecer a jovem e a oferecer uma audição. A polêmica montagem de seu novo balé, que envolvia uma canção original roubada de um jovem e inexperiente compositor, ia ligeiramente desandando quando sua primeira bailarina resolveu largar o balé para se casar. Enciumado e com raiva por perder sua grande estrela, Lermontov resolve apostar em Julian Craster (Marius Goring) - o tal compositor - e em Vicky. As músicas de Julian são um sucesso e Vicky se mostra cada vez mais apaixonada e esforçada em sua dança. É a hora do grande pulo do gato.

Lermontov aposta suas fichas em uma montagem ousada: em poucas semanas, Os sapatos vermelhos deveria ser apresentado em Monte Carlo. As músicas ruins são substituídas pelas melodias e regência perfeitas de Julian e Vicky tem que se esforçar ainda mais para que sua personagem, a jovem obcecada pela dança, seja incrível: a técnica tem que ser perfeita, a emoção tem que ser perfeita. E quando o balé é apresentado, o sucesso é imediato. Vicky dança como nunca, e seu nome e o da companhia de dança é alavancado. Uma série de novos balés se enfileiram e cada um tem mais sucesso que o outro. Lermontov está radiante, e novamente apaixonado por sua prima ballarina. Ao descobrir que Vicky e Julian estão tendo um caso, Lermontov se sente traído. Decide então demitir Julian, e Vicky também deixa a companhia por amor a Craster. 
Vicky (Shearer) encenando o trágico final de Os Sapatinhos Vermelhos
Lermontov leva adiante a companhia, mesmo sem seus representantes mais famosos. Julian e Vicky se casam, mas, ao que parece, ela esta ligeiramente arrependida de ter abandonado sua carreira artística para ficar com o amado. Percebendo aí uma oportunidade, Lermontov usa sua mais brilhante tática: aproveitando que Vicky foi visitar sua tia, ele a procura e propõe remontar "Os sapatinhos vermelhos" em Londres, coisa que ainda não havia sido feita. Apelando para o saudosismo e o ego da bailarina, dizendo que nunca ninguém dançou como ela aquela obra - e que ninguém jamais dançaria, ele a convence a voltar para a companhia. Julian descobre que sua esposa não estava somente visitando a tia, então no dia da estreia do balé, ele aparece no camarim. Vicky então é obrigada a enfrentar seu dilema mais cruel: qual dos seus dois amores é mais importante para ela? Julian ou a dança? 

Incapaz de abandonar os palcos por um instante, ela acaba por se decidir que Julian é mais importante para ela ao vê-lo sair do teatro, rompendo o casamento. Dilacerada pela dor, ela decide que não pode viver sem um nem o outro: acaba por se matar, jogando-se à frente de um trem. O balé, tão esperado pela população e tão querido para a companhia e por Lemontov, acaba acontecendo: após um discurso emocionado de seu dono, o balé é totalmente reencenado, mas (como o próprio Lermontov prometera) ninguém ocupou o lugar de Vicky. Uma luz indicava o lugar onde a estrela estaria dançando enquanto todo o restante do balé se desenvolve. Uma homenagem à única dançarina capaz de dar (a) vida aos sapatinhos vermelhos. 
Lermontov (Wallbrook), Vicky (Shearer) e Julian (Goring): amor e arte se misturam
Esse final poético alivia demais o peso do conto, e é uma solução esteticamente bonita e funcional. Afinal, toco final trágico em um palco parece menos doloroso e mais magnífico do que se fosse retratado como uma história real. A parte cênica do balé foi muito bem incorporada (apesar de eu achar, na minha completa ignorância sobre a arte, que a bailarina era meio fraca), e os efeitos especiais foram super bem encaixados. Para quem não sabia o que esperar, esse filme foi uma grata surpresa. Pode ser que daqui a alguns anos eu esqueça de detalhes do filme, mas a história do balé e dos sapatos vermelhos... Isso eu dificilmente esquecerei.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates