Home » , , » É assim que aprendo história!

É assim que aprendo história!

Uma vez estava explicando para uma prima adolescente, as licenças poéticas de um filme que retratava a 2ª Guerra Mundial: "Isso aconteceu mesmo, mas aquilo ou aquele personagem não existia, eles só criaram com o propósito de.... É assim que eu aprendo história!". Acredite ou não, eu já aprendi mais história vendo filmes do que na sala de aula. E se dá para aprender sobre história do mundo deste jeito, porque não aprenderíamos nossa própria história assim?

É claro, que Carlota Joaquina, Princesa do Brasil de Carla Camurati é cheio de licenças poéticas e leva tudo para o lado do humor. Mas, como toda piada tem um fundo de verdade...

A princesa espanhola Carlota Joaquina tinha apenas 10 anos quando viajou à Portugal para casar-se com Dom João VI, um segundo filho que não seria rei. Não é que anos e algumas tragédias mais tarde Carlota se viu na situação de esposa do Principe Regente e futura Rainha de Portugal? Para azar dela, esse reinado se passava em tempos conturbados, Napoleão aterrorizava a Europa. Em um ato de esperteza (ou covardia) Dom João evita o confronto mudando toda a corte para o Brasil, para desespero de sua geniosa esposa. Cheia de amantes e criadora de "causo" por natureza, a moça apronta bastante antes de finalmente deixar aliviada terras tupiniquins.

O longa traz ótimas atuações do elenco, especialmente Marieta Severo (Carlota), Marco Nanini (Don João) e da então pequena Ludimila Dayer (joven Carlota). O longa abusa do bom humor, e das piadas relacionadas às figuras históricas para cativar a audiência. Além de trazer para tela grande um pouco do tom novelesco ao que o brasileiro está tão acostumado, o que facilita a empatia do público com o formato. Sempre vale lembrar, que Carlota Joaquina é considerado o marco zero da Retomada do Cinema Brasileiro, e o formato foi crucial para se relacionar com um público que não estava mais acostumado a se ver na telona. 

O único equivoco é a introdução,onde Lorde Strangford (que é o nome de um diplomata irlandês que realmente existiu nos tempos de Napoleão) apresenta já no século XX a história da Princesa do Brasil para a jovem Yolanda (também Ludimila Dayer). Tudo isso em inglês, com narrações eventuais até o fim do filme. Não era necessário, ainda mais em outro idioma. Afinal tem muita criança do Brasil que ainda não ouviu essa história.

Um filme que não apenas ajuda a aprender história, mas também faz parte da história do cinema nacional. Este é o mérito de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, produção obrigatória para qualquer cinéfilo, que ainda diverte!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates